Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Governo é derrotado e tem hoje última chance de barrar jabuti de R$ 25 bi

O governo sofreu uma derrota nesta terça-feira (10) na Comissão de Infraestrutura do Senado que pode custar R$ 25 bilhões aos cofres públicos.

O objetivo do projeto é incentivar a energia limpa, mas senadores mantiveram jabutis incluídos no texto pela Câmara que estendem os benefícios para carvão e gás, fontes de energia suja.

Vice-líder do governo no Senado, Otto Alencar (PSD-BA) tentou retirar os jabutis do texto, mas o governo foi derrotado. Uma nova tentativa será feita nesta quarta-feira (11), quando o texto será votado no plenário da Casa — desta etapa participam os 81 senadores.

À coluna, o senador disse que "enfiaram um zoológico inteiro" dentro do texto. "Ficou para amanhã, dia 11. E 11 no jogo do bicho é Coelho, também no zoológico", ironizou.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, antecipou à coluna que, se o texto for aprovado com subsídio para carvão e gás irá recomendar ao presidente Lula (PT) que vete esse trecho. O Ministério da Fazenda também acompanha com preocupação. A proposta vem no momento em que o governo tenta segurar as despesas.

A derrota do governo ocorre quando o Congresso trava uma queda de braço com o Planalto pela liberação de emendas parlamentares. Se o governo não empenhar as emendas, o que significa reservar o dinheiro, os recursos não poderão mais ser destinados as bases eleitorais dos parlamentares em 2025, ano pré-eleitoral.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.