Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Sondado para Vale, número dois da Justiça tem bancada de opositores no STF

Sondado para a vice-presidência jurídica da Vale, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida, tem uma bancada de opositores no STF (Supremo Tribunal Federal).

A informação sobre a eventual troca de cargo foi revelada pelo colunista Fábio Zanini, do Painel. O novo CEO da Vale, Gustavo Pimenta, busca estreitar pontes com o governo Lula, diz a coluna.

Em conversas reservadas, ministros do STF criticam o número dois de Ricardo Lewandovski. Almeida já tentou se cacifar para uma vaga na Corte, o que foi considerado na época como "piada de mau gosto" por ministros.

Uma eventual ida dele para a Vale reforçou especulações em Brasília de que Lewandovski pode não sobreviver a uma reforma ministerial.

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é a aposta do Senado para ocupar a pasta da Justiça. O mandato dele na presidência termina em fevereiro.

Manoel Carlos integra o grupo Prerrogativas, que reúne advogados pró Lula, anti Lava Jato e ocupa vários cargos no governo. No último mês, o colegiado homenageou a primeira-dama, Janja da Silva, "pelos serviços prestados ao país". Integrantes do grupo disseram à coluna que, se confirmada a ida dele para a Vale, será "incrível".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.