Trump prepara nota em resposta ao Brasil sobre deportação de ilegais
O governo norte-americano prepara uma nota para comentar a reação do Brasil ao tratamento dado aos brasileiros expulsos do país por imigração ilegal.
A coluna apurou que Washington pretende se posicionar a respeito, e o texto está sendo redigido.
O Ministério da Justiça brasileiro divulgou uma nota branda na qual afirma que comunicou a situação ao presidente Lula, que determinou que o trajeto de Manaus até Minas Gerais fosse feito em avião da FAB e não mais na aeronave norte-americana.
Sobre os maus-tratos relatados pelos deportados, a nota afirma "que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis", sem mencionar Donald Trump.
Os americanos algemaram e acorrentaram cidadãos brasileiros dentro do território brasileiro, na chegada em Manaus.
A postura do governo brasileiro se diferencia da reação da Colômbia.
O presidente Gustavo Petro disse nas redes sociais que não aceitaria que os colombianos fossem deportados em aeronave militar norte-americana, e que mandaria o avião presidencial para buscá-los. A reação imediata de Trump foi anunciar retaliações econômicas.
Os EUA são o segundo parceiro comercial do Brasil e um enfrentamento direto com o governo Trump poderia prejudicar os exportadores brasileiros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.