Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Projeto que propõe o fim da escala 6x1 está totalmente parado na Câmara

O projeto que propõe o fim da escala de trabalho 6x1 está parado na Câmara dos Deputados. Protocolado em 25 de fevereiro, ele ainda não foi sequer encaminhado para uma comissão temática — primeiro passo para que uma proposta comece a ser analisada na Casa.

Isso significa que, apesar dos discursos, nenhum avanço concreto foi feito para que a discussão realmente se inicie. O envio para uma comissão (grupo de parlamentares que discutem a matéria mais a fundo antes da votação em plenário) é atribuição do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Como já mostrou esta coluna, desde que ele assumiu o comando da Casa, em fevereiro, nenhum tema de relevância foi debatido.

O governo também não tem exercido qualquer pressão sobre o Congresso para que o texto seja votado. O tema, no entanto, tem servido como uma "bengala" para o Planalto: diante de crises envolvendo outros assuntos, a escala 6x1 surge nos discursos como uma tentativa de desviar o foco.

O projeto, apresentado pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), conta com amplo apelo popular e foi uma das bandeiras das manifestações do Dia do Trabalho. O empresariado, contudo, tem se posicionado contra a proposta.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.