Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

'Crise da Janja' foi melhor notícia que ocorreu para governo até agora

A crise política envolvendo a primeira-dama Janja da Silva foi a melhor notícia para o governo nas últimas duas semanas. Pode parecer paradoxal, mas, na política, uma crise se sobrepõe a outra, e o caso acabou encobrindo as ilegalidades que atingem a imagem da gestão Lula 3, envolvendo o desvio de dinheiro de aposentados do INSS.

Desde que foi noticiado o episódio entre Janja e o presidente da China, Xi Jinping, sobre o TikTok, o governo saiu das cordas, e o assunto Janja mudou a pauta do noticiário e da oposição. Na entrevista coletiva que Lula deu no país asiático, foi esse o tema, e não o INSS, abordado nas perguntas ao presidente.

Até agora, o governo não conseguiu emplacar o discurso de que a fraude começou na gestão de Jair Bolsonaro, o que afetou a popularidade da gestão Lula, impulsionada por mais um vídeo viral de Nikolas Ferreira (PL-MG). A oposição mudou o foco para criticar a primeira-dama —tudo o que o governo precisava para mudar de assunto.

No governo, há insatisfação com o ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius Carvalho, por ter tomado o protagonismo das investigações do INSS. A CGU é um órgão sancionador e não tem poder de polícia, o que cabe à Polícia Federal.

O ministro Rui Costa (Casa Civil) externou o descontentamento ao afirmar que o governo não poderia ter sido pego de surpresa. A operação também teve como alvo apenas servidores nomeados a cargos de chefia pelo atual governo, sem atingir ninguém da gestão Bolsonaro.

Na sequência, Costa virou vitrine com suspeitas de ter vazado as informações sobre a conversa de Janja com o presidente da China.

O ministro não é querido no Congresso, pela base aliada, que aproveita o momento para desgastá-lo. A solidariedade veio de governistas que, mesmo sem aprovar o estilo seco do ministro, o defendem nos bastidores sobre a acusação de vazador. A seu favor, o fato de que Rui Costa não é dado a conversas com a imprensa nacional.

A disputa envolvendo o atropelo da CGU que alimentava as conversas de bastidores em Brasília também saiu do foco. Tudo o que o governo torce agora é para Nikolas fazer um vídeo sobre a Janja e o TikTok.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.