Topo

Balaio do Kotscho

Mandetta prevê colapso no sistema de saúde até o final de abril

Colunista do UOL

20/03/2020 18h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, em videoconferência com empresários, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, traçou um quadro alarmante, prevendo que o sistema de saúde do país entrará em colapso até o fim do mês de abril em consequência da proliferação do coronavírus.

Nos cálculos do ministro, o ritmo de contaminação vai ganhar velocidade e subir nos próximos 10 dias e só deverá registrar uma queda no número de infectados por cornavírus em setembro.

"O colapso é quando você tem o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não tem onde entrar para se tratar", explicou Mandetta,

Para evitar esse provável cenário, o ministro disse que o governo tentará ao máximo evitar a contaminação de idosos, "que são quem leva ao colapso do sistema".

Assim como o presidente Bolsonaro, Mandetta criticou os governadores que estão fechando estradas porque isso pode impedir o fornecimento de produtos básicos para a saúde.

Por ser o Estado com a maior faixa etária, o Rio Grande do Sul preocupa o ministro. "Nós somos um continente. Não podemos ter uma receita de bolo única para o Brasil. Vamos olhar, às vezes você para um pouco uma região, solta um pouco, abre aqui, o que não pode é fazer isso descoordenado".

Com análises, números e previsões que mudam a cada dia, fica evidente que o governo demorou demais para ter ideia da dimensão da pandemia, não se preparou e agora está correndo atrás do prejuízo.

Países que se prepararam a tempo, como a Alemanha e o Japão, são os que registram menor número de casos e de mortes por coronavírus.

Vida que segue.