Topo

Balaio do Kotscho

Bolsonaro apóia quem pede Exército nas ruas contra governadores

Colunista do UOL

02/04/2020 14h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Pode ter certeza de que a senhora fala por milhões de pessoas", foi a resposta dada pelo presidente Bolsonaro a uma professora de escola particular de Brasília que lhe pediu para colocar o Exército na rua para abrir o comércio, contra decisão de governadores sobre o isolamento social.

Depois de ouvir e concordar com a mulher, Bolsonaro colocou nas redes sociais o vídeo gravado no Alvorada, naquele "chiqueirinho" onde fica a sua claque e ao lado de jornalistas, que também foram atacados pela professora.

Dois dias depois de propor um pacto aos demais poderes no enfrentamento da pandemia do coronavírus, o presidente mostrou que continua dando mais confiança ao "gabinete do ódio", do filho Carlos Bolsonaro, do que à ala militar, que defende uma trégua na disputa com governadores.

"Estou aqui pedindo para o senhor: põe esses militares na rua. Põe, que esse governador do Distrito Federal já decretou mais um mês sem aula, sem nada. Abre esse comércio (...) Eu não quero dinheiro do governo, eu quero a minha vida normal. E esses governadores querem o quê. Eles têm o dinheiro deles. A gente tem o senhor, é isso que a gente tem. Por que querem derrubar o senhor? Não fala nada para essa imprensa, presidente", discursou a mulher, sob os aplausos da claque e a concordância de Bolsonaro.

Na véspera, o capitão presidente se viu obrigado a tirar do Twitter um vídeo fake sobre desabastecimento no Ceasa de Belo Horizonte, que funcionava normalmente. Depois, pediu desculpas, como fez aquele prefeito de Milão, quando a Itália já tinha mais de 4 mil mortos (hoje, são mais de 10 mil). .

Em plena campanha para desmoralizar o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente não perde uma oportunidade para defender o fim do isolamento horizontal recomendado pela OMS.

Mas é a primeira vez que concorda com quem pede para colocar o Exército nas ruas, o que parece ser o seu grande objetivo, em meio à crise que ele não consegue administrar.

Com isso, Bolsonaro conseguiu unir a direita e a esquerda contra ele, de Doria a Lula, de Ciro a Haddad, de Rodrigo Maia a ACM Neto, ao desafiar, ao mesmo tempo o Congresso e o STF, os governadores e os prefeitos e os principais veículos da grande mídia.

Vida que segue.