Topo

Camilo Vannuchi

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Blogueiro bolsonarista foragido nos EUA busca nova cidadania para escapar?

Allan dos Santos e Jair Bolsonaro - Reprodução de vídeo
Allan dos Santos e Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução de vídeo

Colunista do UOL

21/07/2022 14h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um amigo da coluna enviou o print abaixo. Num grupo de Facebook intitulado Amantes dos Açores, com 119 mil membros inscritos, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos pede dicas de como localizar os documentos do trisavô, nascido, segundo ele, na Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, território autônomo de Portugal. "Deve estar querendo nacionalidade pra se livrar da cana", comentou o amigo da coluna. Será?

Blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, com prisão decretada no Brasil, quer encontrar documentos do trisavô em Açores: Interesse em nova cidadania?  - Reprodução - Reprodução
Blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, com prisão decretada no Brasil, quer encontrar documentos do trisavô em Açores: Interesse em nova cidadania?
Imagem: Reprodução

Quem é ele?

Allan dos Santos ganhou notoriedade no YouTube com o canal de direita Terça Livre, no qual costumava divulgar desinformação e discurso de ódio para uma audiência de 1,2 milhão de internautas inscritos — e pelo menos 100 mil visualizações diárias — até ser tirado do ar, pela Justiça, no ano passado. Allan dos Santos era investigado no inquérito das fake news, que também apurava a participação de youtubers na organização e promoção de atos antidemocráticos.

Numa de suas falas com maior repercussão, agrediu e ameaçou o ministro do STF Luís Roberto Barroso, então presidente do TSE, em novembro de 2020. "Tira o (termo) digital, se você tem culhão. Vira homem", disse, sugerindo uma alteração textual num relatório do ministro. "Bota só terrorista pra você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa porra!"

No processo do STF, que tem Alexandre de Moraes como relator, Allan dos Santos foi acusado de cometer diversos crimes, como lavagem de dinheiro, organização criminosa, calúnia, injúria e difamação. Ele nega todos.

Em outubro de 2021, Alexandre de Moraes decretou sua prisão, mas Allan dos Santos já estava em Orlando, na Flórida. Moraes também pediu a inclusão do nome do blogueiro na lista de foragidos da Interpol, o que (ainda) não foi feito, uma vez que essa decisão passa pelo Governo Federal, que não deu andamento ao pedido. Faz sentido.

Na internet, é possível encontrar fotos de Allan dos Santos com o presidente da República e também com o guru da comunicação de direita Steve Bannon. Ele também conviveu com Olavo de Carvalho até sua morte. Recentemente, participou de uma motociata com Bolsonaro em Orlando.

Extradição

Nesta semana, a revista Veja publicou uma entrevista com Allan dos Santos. Nela, o blogueiro disse estar no exílio, e não foragido. Chamou Alexandre de Moraes de "tirano" e de "delinquente". Afirmou estar "na merda", vivendo graças a doações de apoiadores. Sua defesa pede, no STF, o desbloqueio judicial de suas contas bancárias.

No direito internacional, costuma-se recorrer à extradição dos criminosos procurados nos países em que praticaram delitos. Se for considerado oficialmente foragido pela Interpol, Allan dos Santos pode ser preso nos Estados Unidos e ser extraditado para cumprir pena no Brasil. A exceção se dá nos casos em que os criminosos são cidadãos do país em que estão, foragidos ou não. A Constituição Federal brasileira, por exemplo, veda a extradição de brasileiro nato. De forma análoga, Allan dos Santos dificilmente será extraditado se vier a ser detido num país do qual tenha cidadania. Portugal, por exemplo.