Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Romário será relator no Senado do projeto que trata do rol taxativo da ANS

Romário, no Senado federal - Divulgação/La Liga
Romário, no Senado federal Imagem: Divulgação/La Liga

Do UOL, em Brasília

08/08/2022 20h08Atualizada em 10/08/2022 23h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou que o senador Romário (PL-RJ) será o relator do projeto de lei que trata do rol taxativo.

A matéria obriga operadoras de planos de saúde a cobrirem tratamentos de saúde que não estejam na lista de referência da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), desde que sejam reconhecidos por outras agências e que haja comprovação científica.

Além de ter definido o relator, Pacheco também decidiu que a matéria irá direto ao Plenário do Senado, no final de agosto, após passar por pelo menos uma audiência pública para debater o assunto.

Na semana passada, a Câmara aprovou o projeto obrigando as operadores a cobrirem os procedimentos fora da lista da ANS. A decisão aconteceu meses depois de o STJ (Superior Tribunal de Justiça) desobrigar planos de saúde de cobrir procedimentos fora da lista da agência reguladora.

O projeto em discussão no Congresso contraria a posição do governo. Em junho, quando o STJ decidiu que a lista de tratamentos cobertos por planos de saúde deve ser taxativa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, classificou a decisão como "correta" e disse que ela preserva o papel da agência reguladora.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O número do projeto é 2033/2022. A informação foi corrigida