Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mourão acerta com Bolsonaro vídeo em apoio para sua campanha no RS

Vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul - Romério Cunha/VPR
Vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul Imagem: Romério Cunha/VPR

Do UOL, em Brasília

11/08/2022 18h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na disputa por uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) acertou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) a gravação de um vídeo de apoio à sua candidatura.

"Será amanhã (sexta-feira). Estou em deslocamento e ainda não tenho maiores dados", afirmou Mourão à coluna.

Pessoas próximas ao vice-presidente relataram que sua campanha no Sul está difícil e a disputa com a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) deve ser acirrada. A avaliação é que o apoio de Bolsonaro - que tem um eleitorado fiel no Estado - pode alavancar o nome de Mourão.

Na última pesquisa do instituto Real Time Big Data, no fim de julho, Mourão estava na liderança com 24% das intenções de voto, seguido por Ana Amélia com 20%.

Com o início da campanha oficial, porém, o entorno de Mourão avalia que sua liderança está numa margem muito arriscada, já que há apenas uma cadeira ao Senado nas eleições deste ano.

Fim do casamento sem litígio

A relação entre Bolsonaro e Mourão registrou várias crises durante o governo e o presidente deu diversas declarações de falta de confiança em seu vice.

O estilo "mais falastrão" de Mourão, que costuma ser simpático com a imprensa e não foge de assuntos polêmicos, incomoda Bolsonaro e os aliados da chamada "ala ideológica".

Apesar disso, Mourão adotou uma postura de não enfrentamento com o presidente e agora pede que o fim deste casamento seja de forma amigável. Ou seja, quer que Bolsonaro o ajude a ganhar votos.