Carla Araújo

Carla Araújo

Reportagem

Bolsonaro tem alta prevista na sexta e ficará com Tarcísio no Bandeirantes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem previsão de alta para a próxima sexta-feira (15), mas deve passar mais uns dias em São Paulo antes de retornar a Brasília.

Segundo o assessor e advogado do ex-presidente Fábio Wajngarten, Bolsonaro ficará hospedado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, a convite do governador Tarcísio de Freitas. A previsão é que ele volte para Brasília na terça-feira.

Boletim médico

O boletim médico divulgado nesta quarta-feira diz que o ex-presidente segue em recuperação satisfatória e dentro do esperado, com exames nos padrões de normalidade e sinais vitais adequados.

O texto é assinado por uma equipe médica do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista.

'O pós-operatório transcorre sem complicações, com discreto sangramento nasal, sendo feitas instilações nasais para alívio, tendo mais facilidade para respirar e conversar. Incômodo parcial em orofaringe. O paciente iniciou dieta líquida e fria'.

Segundo o informe médico, do ponto de vista abdominal, Bolsonaro possui trânsito intestinal preservado, sem nenhum sinal clínico de sub oclusão intestinal.

Os médicos dizem ainda que Bolsonaro será reavaliado oportunamente para possível intervenção cirúrgica, se necessário.

Cirurgias

Bolsonaro realizou duas cirurgias— na hérnia de hiato e para corrigir um desvio de septo. Segundo Wajngarten, a correção da hérnia visou melhorar crises de refluxo, soluços e tosses secas contínuas, enquanto o procedimento no septo foi destinado para aprimorar a condição respiratória.

Continua após a publicidade

Foi a sexta intervenção cirúrgica de Bolsonaro desde a facada que ele recebeu durante a campanha de 2018, na cidade de Juiz de Fora (MG).

Boletim médico detalha operações. Nota divulgada ontem afirma que Bolsonaro foi submetido a uma "endoscopia digestiva alta para tratamento de doença do refluxo gastroesofágico" e "septoplastia, turbinectomia e uvulopalatofaringoplastia".

A equipe de gastroenterologia é composta pelos médicos Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e Eduardo Guimaraes Hourneaux de Moura. Sergio Salomão Abdala Carui assina como o otorrinolaringologista responsável. O boletim também é assinado pelo diretor geral do hospital, dr. Pedro Henrique Loretti.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes