Carla Araújo

Carla Araújo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Guedes é aplaudido em jantar com empresários brasileiros em NY; veja vídeo

Ex-ministro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes foi aplaudido de pé no jantar de gala realizado ontem à noite, durante a Premiação da Personalidade do Ano 2025, em Nova York.

O evento faz parte da chamada "Semana do Brasil em Nova York", que reúne grandes empresários e políticos brasileiros.

Participaram da cerimônia presidentes de bancos, empresários como Joesley e Wesley Batista, da J&F, e Rubens Ometto, da Cosan, além da alta cúpula de Brasília, como Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), e Hugo Motta, presidente da Câmara, além de ministros e governadores.

Alexandre Bettamio, cochefe global de investimentos do Bank of America, quebrou o protocolo do evento antes de anunciar o premiado do ano e agradeceu a presença de Guedes, pedindo que a plateia o aplaudisse.

"Tem uma autoridade que acho que merece nosso devido aplauso, nosso devido carinho, respeito, pelo trabalho extraordinário que ele fez pelo Brasil e está aqui com a gente hoje, pela primeira vez: nosso querido ministro Paulo Guedes. Uma salva de palmas", disse.

O jantar de gala reuniu cerca de mil líderes empresariais e investidores e aconteceu no Museu Americano de História Natural.

O CEO da Prosus, empresa holandesa de internet, Fabricio Bloisi, foi eleito a Personalidade do Ano em 2025.

No ano passado, Guedes não foi ao jantar de gala, mas lançou durante a semana do Brasil em Nova York um documentário sobre sua época de ministro, chamado de "O Caminho da Prosperidade".

Longe da política

Pessoas que presenciaram a cena disseram à coluna que a 'homenagem' não teve um caráter político. O próprio Guedes repete a amigos que "já cumpriu sua missão e não quer voltar para a vida política".

Continua após a publicidade

Para uma fonte ligada ao governo Lula e que estava no evento, o ex-ministro recebeu os aplausos por respeito de ser alguém "no fim da carreira".

Desde que deixou Brasília, no final de 2022, Guedes voltou a morar em seu apartamento no Leblon, no Rio, retomou sua carreira de investidor e tenta adotar uma rotina longe dos holofotes.

Ontem, em entrevista exclusiva ao UOL, o ex-presidente Jair Bolsonaro exaltou o papel do ex-ministro e afirmou que Guedes "sem muita experiência política" fez um trabalho "excepcional junto à economia".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.