Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deputado pede apuração na alta de imigração venezuelana após matéria do UOL

Colunista do UOL

14/06/2023 21h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com base na matéria publicada ontem sobre aumento da entrada de venezuelanos por Pacaraíma (RR), o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), integrante da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, apresentou requerimentos para que o colegiado apure as causas e ajude com soluções para o problema gerado pela chegada de pessoas fugindo do país vizinho.

O que pede o deputado

Alfredo protocolou três requerimentos hoje: um para realização de audiência pública; outro para visita externa da comissão e o terceiro cobrando informações do governo federal.

No requerimento pedindo a audiência pública, o parlamentar solicita um debate sobre "as denúncias apresentadas em reportagem veiculada pelo site de notícias UOL". Ele sugere uma reunião dos órgãos do governo federal envolvidos na operação Acolhida, além de prefeitura e o padre Jesus de Bobadilla (que apoia imigrantes), para tratar do problema.

Crescimento de 35% na chegada de venezuelanos por Roraima. Entre janeiro e março deste ano, entraram pela fronteira terrestre 39.369 imigrantes da Venezuela, enquanto no último trimestre de 2022 haviam chegado 29.003 pessoas.

Mostra-se necessário que esta Comissão realize diligências externas a fim de averiguar o que ocorre no município de Pacaraima (RR) e coletar informações que possam subsidiar a fiscalização e o monitoramento adequados da situação."
Requerimento do deputado federal Alfredo Gaspar

Cobrança a ministério do governo Lula. O deputado ainda fez outro requerimento pedindo informações ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome sobre a Operação Acolhida, que visa atender refugiados e imigrantes venezuelanos.

Precisamos, enquanto colegiado, entender as causas que levam a essa imigração, os problemas sociais, econômicos e jurídicos que dela decorrem e como encontrar soluções eficazes que definitivamente socorram os venezuelanos que aqui buscam uma nova chance de viver dignamente, resguardando os direitos de nossos irmãos de Roraima."
Requerimento de Alfredo Gaspar

mapa - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Crise humanitária

Quem acompanha a crise humanitária na cidade atribuiu a alta à chegada de mais crianças desacompanhadas, idosos e pessoas doentes, que vêm ao Brasil em busca de comida e socorro.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, pessoas em condições de vulnerabilidade estão buscando mais o Brasil agora porque, em regra, elas têm mais dificuldade de migração e tendem a esperar pela melhora de condições — o que não ocorre hoje na Venezuela.

A chegada em maior número de venezuelanos lotou os abrigos e encheu as ruas de Pacaraima, assim como elevou o número de crimes praticados.

Uma audiência pública realizada na cidade no último dia 26 cobrou mais participação de órgãos de segurança federal e estadual para patrulhar a cidade e ajudar na segurança da população.

Crianças sem acompanhantes vivem nas ruas de Pacaraima (RR)  - Arte/UOL - Arte/UOL
Crianças sem acompanhantes vivem nas ruas de Pacaraima (RR)
Imagem: Arte/UOL