Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

TCE: Esposa de Camilo é aprovada na CCJ em sessão fechada com voto secreto

A secretária de Proteção Social do Ceará, Onélia Santana (PT), teve a indicação para conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado) aprovada em votação secreta na tarde desta quinta-feira (12) após sessão fechada da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alece (Assembleia Legislativa do Ceará). Foram sete votos a favor e dois contrários.

A escolha de Onélia, que é ex-primeira-dama do Ceará e esposa do ministro da Educação, Camilo Santana, deve ser referendada agora em votação nesta sexta-feira (13) em sessão especial no plenário da Alece. Ela conta com o apoio declarado de 40 dos 47 deputados da casa.

A indicação de Omélia, se confirmada, aumenta para cinco a lista de ex-governadores e agora ministros do presidente Lula que conseguiram colocar as esposas em vagas no TCE de seus respectivos estados.

Reclamação

Em publicação, o deputado Carmelo Neto (PL) —que é integrante da CCJ— reclamou da decisão de não transmitir a sabatina de Onélia e disse que um assessor foi intimidado quando estava gravando os questionamentos feitos por ele. Ele postou trechos da sabatina em suas redes sociais.

Na nota que a Alece publicou sobre a aprovação, não há explicação do porquê a sessão ter sido fechada, sem transmissão pública pela TV Alece e participação da imprensa.

O presidente da CCJ, Júlio César Filho (PT), diz na nota que "a votação foi feita por voto secreto pelos membros da comissão".

O nome de Onélia era especulado havia meses, mas a indicação oficial ocorreu nesta quarta-feira (11), quando o requerimento de indicação foi lido na sessão da Alece, para protesto de dois deputados, Sargento Reginauro (União Brasil) e Alcides Fernandes (PL), que criticaram o nome. "É como o rato cuidando do queijo", disse Alcides na sessão.

Continua após a publicidade

Se confirmar a indicação, ele vai ocupar a vaga deixada por Alexandre Figueiredo, que morreu em 16 de junho. O direito à vaga é da Assembleia.

O ministro Camilo Santana, que foi questionado pelo jornal O Povo nesta quinta-feira, se limitou a dizer que esse era um "assunto da Assembleia" e não teceu comentários sobre a indicação da esposa ao TCE.

CCJ da Alece durante votação nesta quinta-feira (11)
CCJ da Alece durante votação nesta quinta-feira (11) Imagem: Máximo Moura/Alece

Quem é Onélia

Onélia Maria Moreira Leite de Santana é graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus.

Ela ainda tem MBA em Gestão Pública pela PUC e doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP.

Continua após a publicidade

Em seu currículo, consta ainda que ela é formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância em Harvard e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância pelo Insper.

Camilo Santana e a esposa, Onélia Leite de Santana.
Camilo Santana e a esposa, Onélia Leite de Santana. Imagem: Instagram Onélia Leite de Santana

Onélia Santana já atuou como secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Juazeiro do Norte e é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará.

Ela também é idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do governo do estado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.