Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Sangue poupa vida': PM-BA investiga post nazista feito pela corporação

O comando da Polícia Militar da Bahia abriu um procedimento para investigar uma publicação citando uma frase e exaltando um general do exército nazista, em perfil da corporação nas redes sociais. O texto foi postado junto ao vídeo de "pensamento do dia", em 7 de maio, no perfil do Instagram da Academia de Polícia Militar, uma instituição com 90 anos de história. Após comentários com críticas à escolha da frase e personagem, o conteúdo foi apagado.

O vídeo trazia os dizeres: "Suor poupa sangue, sangue poupa vida e cérebros poupam ambos". A postagem tinha na legenda a exaltação ao general Johannes Erwin Eugen Rommel, e lembrava que ele foi apelidado de 'A Raposa do Deserto'. (veja mais abaixo)

Em nota encaminhada à coluna hoje, a PM diz que "repudia veementemente o conteúdo indevidamente publicado na rede social da Academia de Polícia Militar" e que "adotou as providências administrativas cabíveis, uma vez que a mensagem não reflete os princípios institucionais da Corporação".

7.maio.2025 - Academia de Polícia Militar da Bahia publicou vídeo e texto com alusão a general nazista
7.maio.2025 - Academia de Polícia Militar da Bahia publicou vídeo e texto com alusão a general nazista Imagem: Reprodução

A nota ainda diz que, em seus 200 anos de história, "pauta a formação de seus quadros na valorização da vida, no respeito à dignidade humana e na plena observância aos preceitos constitucionais, especialmente aqueles voltados à proteção dos direitos fundamentais e à promoção da cidadania".

Todo material institucional veiculado em nome da Corporação deve estar alinhado com os valores democráticos, éticos e legais que regem a atuação policial militar no Estado Brasileiro. Qualquer manifestação em desacordo com esses princípios não representa o pensamento institucional nem orienta os processos formativos da Polícia Militar da Bahia.
Nota da PM

O que dizia a legenda

A publicação da Academia citava ainda a história do general, contando que ele "serviu como general marechal de campo da Wehrmacht, nas forças armadas da Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial." A Wehrmacht foi responsável por inúmeros crimes de guerra e participação no Holocausto, sendo parte das forças armadas unificadas do Terceiro Reich alemão, entre 1935 e 1945.

Antes do generalato, Rommel serviu na Primeira Guerra Mundial e foi altamente condecorado, recebendo a Pour le Mérite por suas ações na Frente Italiana. No período entre guerras, escreveu livros e progrediu na carreira acadêmica e militar. É considerado um dos maiores estrategistas militares da história, tendo colecionado múltiplas histórias durante sua carreira.
Postagem apagada da Academia da PM

Continua após a publicidade

Após a retirada do material do ar, foi postada outro "pensamento do dia", desta vez com frase de Madre Teresa de Calcutá - declarada santa em 2016 pelo papa Francisco. A freira católica que ficou famosa por ajudar os pobres na Índia.

Quem foi o general

Erwin Rommel foi um famoso militar alemão que atuou nas primeira e segunda Guerras Mundiais. Também foi autor de livros sobre estratégias militares.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Rommel era comandante da 7ª Divisão Panzer (de tanques) do exército de Hitler e estava à frente da invasão da França, em 1940, um dos episódios mais marcantes do conflito. Após isso, ele atuou no norte da África, onde Alemanha e Itália mantinham front de batalha.

Apesar de integrar no nazismo e apoiar a ascensão de Hitler, historiadores apontam que ele tinha divergência ao caráter antissemita do regime.

Continua após a publicidade

Rommel morreu em 1944, ainda durante a guerra, quando foi acusado de participar da conspiração que tentou matar Hitler, que decidiu então eliminá-lo.

Por conta de sua fama, ao general foi oferecida uma saída honrosa de suicídio, com a promessa de que manteria sua reputação de grande estrategista e herói de guerra. Rommel aceitou e morreu após tomar uma cápsula de cianeto.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.