Líder de facção que aterroriza Caraíva (BA) é preso em MG

Ler resumo da notícia
A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu hoje, em Belo Horizonte, um dos homens mais procurados por autoridades na Bahia. Uillian da Silva Guimarães, conhecido como Gordura, é o fundador e líder da facção ADM (Anjos da Morte), que atua no tráfico de drogas no extremo sul da Bahia, em especial na praia de Caraíva, distrito de Porto Seguro. O grupo também intimida moradores e indígenas da etnia Pataxó que vivem no local.
Uilian era procurado pela polícia havia um ano e meio, após escapar do presídio de Eunápolis (BA) em dezembro de 2023 —sua segunda fuga do sistema prisional baiano. Ele é acusado de vários crimes e ocupava a carta Dama de Ouro do Baralho do Crime da SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública da Bahia). Da capital mineira, Uillian determinava homicídios, roubos, além dos repasses de drogas, armas e munições.

Morte do número 2 e revolta
No último domingo (11), uma ação das polícias estadual e federal provocou a morte de um integrante da facção apelidado de Alongado, apontado como número 2 do grupo.
A ação também provocou a morte do guia turístico Victor Cerqueira Santos Santana, 28, morador de Itabela, município próximo de Caraíva. Familiares e amigos dizem que ele não tinha relação com o crime.
Victor foi detido e algemado a caminho do trabalho, e acabou sendo morto, segundo famiiares.
Na versão da SSP, uma troca de tiros vitimou também um homem apontado como suposto segurança do traficante. A versão foi contestada por moradores que presenciaram a ação. A Polícia Civil confirmou que Victor não tinha passagem pela polícia.
Revoltados, moradores fecharam o comércio para protestar contra a morte de Victor.

Quem é o Gordura
Uillian da Silva Guimarães tinha três mandados de prisão em aberto por crimes de homicídio, tráfico de drogas, latrocínio e roubo. O último desses mandados foi expedido após a Justiça aceitar, em abril, a denúncia pela morte de uma mulher morta em 7 de dezembro de 2024 em Caraíva.
Na denúncia do MP, que também acusa outros dois homens, Uilian é apontado como um dos mandantes do crime. Segundo o MP, eles suspeitavam que mulher tinha fornecido informações à polícia sobre atividades criminosas da facção em Caraíva. Ela foi atacada com tiros nas costas ao voltar para casa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.