Topo

Chico Alves

PMs homenageiam profissionais da saúde em hospitais do Rio

PMs homenageiam profissionais de saúde no Rio - Reprodução de vídeo
PMs homenageiam profissionais de saúde no Rio Imagem: Reprodução de vídeo

Colunista do UOL

29/03/2020 10h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cenas emocionantes em meio ao clima de medo causado pelo coronavírus: na noite de ontem, policiais militares do Rio foram para a porta de unidades públicas de saúde para homenagear e aplaudir os profissionais que se preparam para enfrentar a pior fase da pandemia.

Vários carros de polícia se posicionaram à frente de 17 hospitais onde estão sendo tratados os pacientes graves da doença e foi lida uma mensagem de alento. "Passaremos por momentos de desespero, fúria e choro. Uma enorme força tarefa está sendo montada, vislumbramos dias difíceis, onde vossa capacidade de salvar vidas será testada a todo momento", diz o texto. "Que não seja dada aos senhores a difícil tarefa de escolher quem deve viver em detrimento a morte de um outro semelhante".

"Que lhes seja dada a dádiva de uma saúde mental e espiritual para esse enfrentamento. Que os senhores possam retornar aos seus lares, ao final de um plantão, com a certeza da missão cumprida, sem desconforto d' alma", encerra a mensagem"Que lhes seja dada a dádiva de uma saúde mental e espiritual para esse enfrentamento. Que os senhores possam retornar aos seus lares, ao final de um plantão, com a certeza da missão cumprida, sem desconforto d' alma", finaliza a mensagem

Em seguida, os policiais aplaudem os profissionais de saúde, que estão às portas das unidades, como mostra o vídeo publicado na coluna, com PMs do 23º batalhão aplaudindo os profissionais do CER Leblon.

Leia abaixo a íntegra da homenagem:

"Aos senhores(a) profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, equipe de limpeza especializada, seguranças, e todos os outros profissionais envolvidos nessa grande missão.

Inicialmente vale refletir o motivo pelo qual estamos todos aqui, na linha de frente, do medo, do pânico, da pandemia ...

Talvez antes das vossas conclusões, passaremos por momentos de desespero, fúria e choro. Uma enorme força tarefa está sendo montada, vislumbramos dias difíceis, onde vossa capacidade de salvar vidas será testada a todo momento; nossos recursos talvez não serão suficientes para 100 % de êxito. Esperamos que tenham toda a estrutura para salvar, curar, minimizar a dor do próximo, e caso, não seja possível, que seja porque de fato, o homem tem um limite sobre a vida alheia, não porque faltou o respirador, a cânula ou o laringoscópio. Que não seja dada aos senhores, a difícil tarefa de escolher, quem deve viver em detrimento a morte de um outro semelhante. Que Deus ilumine vossas ações, sejam elas médicas ou pessoais. Que lhes seja dada a dádiva de uma saúde mental e espiritual para esse enfrentamento. Que os senhores(a) possam retornar aos seus lares, ao final de um plantão, com a certeza da missão cumprida, sem desconforto d' alma. Que estejam protegidos do vírus e que Deus os ilumine.

Boa sorte a todos nós!

Essa é uma singela homenagem da Polícia Militar aos senhores(a)".