Topo

Chico Alves

Lewandowski não libera divulgação de dados do caso da rachadinha pela Globo

O ministro Ricardo Lewandowski, durante sessão da 2ª turma do STF (Supremo Tribunal Federal) - Nelson Jr./SCO/STF
O ministro Ricardo Lewandowski, durante sessão da 2ª turma do STF (Supremo Tribunal Federal) Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Colunista do UOL

19/10/2020 18h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski não acatou a reclamação da Rede Globo de Televisão contra a decisão judicial que proíbe que a emissora divulgue informações ou documentos sigilosos da investigação do caso da rachadinha na Assembleia Legislativa fluminense, que envolve o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos).

No início de setembro, a juíza Cristina Feijó, da 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, tomou essa decisão, atendendo a pedido de Flávio.

Segundo a defesa da emissora, a proibição contraria jurisprudência do próprio STF quanto à proteção da liberdade de expressão e também ao direito à informação firmada em resposta à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental que acabou por abolir a Lei de Imprensa.

Lewandowski decidiu não apreciar a argumentação da Globo porque, no seu entender, não foram esgotadas as instâncias de recurso no Tribunal de Justiça do Rio. O ministro determinou apenas que a Primeira Câmara Cível da corte fluminense julgue a questão na primeira sessão subsequente ao recebimento da intimação.

O jurista Walter Maierovitch discorda do entendimento de Lewandowski e considera grave que o Supremo não acate uma reclamação contra o não cumprimento da jurisprudência da própria corte. "O instituto da reclamação existe para que a jurisprudência do STF não seja jogada no lixo", diz Maierovitch. "O ministro não quis tomar providência para proteger o direito à liberdade de imprensa e, por consequência, defender a Constituição".

Na análise do jurista, a proibição da divulgação de informações e documentos sigilosos sobre o caso da rachadinha é um caso claro de censura. "E agora com a chancela do ministro Lewandowski", sublinha.