Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

TSE nega que tenha mandado pastor André Valadão se retratar

André Valadão - Reprodução/Twitter
André Valadão Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

19/10/2022 22h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Viralizou nas redes sociais na noite de quarta-feira um vídeo em que o pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha (MG), aparece lendo um texto em que se retrata de acusações feitas ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Valadão diz na gravação, a retratação teria sido determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O inusitado é que a assessoria do TSE garante que não houve nenhuma determinação nesse sentido emitida pela corte.

Foi essa a resposta que a assessoria da corte deu ao questionamento feito pela coluna.

O texto da "retratação" lida por Valadão é estranho. Usando blusa preta, em vídeo gravado na penumbra, o pastor diz que recebeu há alguns dias uma "intimação do TSE através do senhor Alexandre de Moraes". Ele começa dizendo que Lula não é a favor do aborto, nem da descriminalização das drogas, ou de liberar pequenos furtos.

Na frase seguinte, porém, volta a acusar o petista ao dizer: "Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular. Você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles".

Depois diz que Lula não é a favor da regulação da mídia, mas completa de forma que dá a entender o contrário. Com expressão séria, termina pedindo que Deus abençoe o Brasil.

Enquanto alguns apoiadores de Lula comemoraram a "retratação" nas redes sociais, muitos estranharam o conteúdo.

"O que o André Valadão fez não foi uma retratação. Foi um escárnio com a cara do TSE e do Alexandre de Morais", tuitou o influencer Felipe Neto. "Deboche, erros de propósito nas legendas, carinha de vítima e sarcasmo. Se ficar impune será um dos maiores vexames do Tribunal".

Muitos avaliam que o vídeo teve o objetivo de atrair audiência para a mensagem dúbia e para o próprio pastor.