Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tacla Duran acusa procurador da Lava Jato de receber propina de doleiros

Colunista do UOL

10/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em depoimento feito ontem ao juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que trata dos processos originados na operação Lava Jato, o advogado Rodrigo Tacla Duran acusou o ex-procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima de receber propina para que doleiros não fossem processados pela força-tarefa.

Na participação por videoconferência feita da Espanha, onde mora, Tacla Duran disse que o doleiro chinês naturalizado brasileiro Wu Yu-Sheng pagou 500 mil dólares a advogados que integravam o esquema. Ele não foi processado em Curitiba.

"Essa proteção era praticada mediante a cobrança de uma taxa, para que o doutor Carlos Fernando se comprometesse à não-persecução penal (sic) desses doleiros que participavam da mesada, entre eles o Wu", explicou Tacla Duran na audiência. "Ele passou a ajudar a pagar esse valor todo mês, por muito tempo".

Carlos Fernando dos Santos Lima atuou por quatro anos na força-tarefa do Ministério Público Federal que protagonizou a operação Lava Jato e muitos dizem que ele seria um dos principais estrategistas do grupo, apesar de Deltan Dallagnol, hoje deputado, ter conseguido maior visibilidade.

A coluna tentou contato com o ex-procurador por meio de aplicativo de mensagens, mas não obteve resposta. Assim que houver retorno será publicado nesse espaço.

A informação e os dados fornecidos sobre as contas bancárias em que teria havido movimentação de propina foram encaminhados pelo juiz da 13ª Vara para a Superintendência da Polícia Federal do Paraná com objetivo de abertura de investigação.

Tacla Duran falou na condição de testemunha indicada pelo ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas, que responde a processo por denúncia feita por Dallagnol.

O advogado, que em 2016 trabalhava para a empreiteira Odebrecht, disse ao juiz que, na época, executivos da empresa contavam que eram "forçados e humilhados a delatar" à força-tarefa da Lava Jato.

"Alguns não tinham o que delatar, na verdade, e eram forçados para não serem presos", conta Tacla Duran.

O depoente evitou relatar denúncias contra o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, e contra Dallagnol, já que as acusações aos dois feitas em seu depoimento anterior foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal, já ambos atualmente são parlamentares e têm foro privilegiado.