Topo

Diogo Schelp

Ao torcer contra a vacina, Bolsonaro torce contra a vida dos brasileiros

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

10/11/2020 09h26

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou do mesmo sentimento de regozijo de uma seguidora que, nas redes sociais, considerou a suspensão dos testes da CoronaVac, uma vacina contra covid-19, uma derrota para o governador João Doria. Bolsonaro, portanto, demonstra mais uma vez ser indiferente à morte de brasileiros infectados pelo novo coronavírus.

A alegria de Bolsonaro se deve ao fato de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter decidido, nesta segunda-feira (8), interromper o estudo clínico com a vacina que está sendo testada pelo Instituto Butantan, do governo do estado de São Paulo. Doria prometia disponibilizar o primeiro lote de doses do imunizante já este mês. A Anvisa tomou a decisão porque um dos voluntários do teste morreu. O diretor do Instituto Butantan diz que o falecimento não teve relação com a vacina.

A decisão da Anvisa foi anunciada de forma a abalar a credibilidade da CoronaVac. Os pesquisadores foram pegos de surpresa. Quando morreu um voluntário do teste da vacina do laboratório Astrazeneca, que está sendo testada pela Fiocruz com investimento do governo federal, o procedimento adotado não foi o mesmo. O ensaio foi mantido.

Será muito grave se ficar comprovado que a decisão da Anvisa de suspender o teste da CoronaVac teve motivação política. Espera-se que não e que o caso seja esclarecido — e os ensaios retomados o mais rapidamente possível. O que está em jogo, em primeiro lugar, é a vida de milhares de brasileiros. Mas também está em jogo a volta ao normal da rotina das pessoas, a reabertura das escolas, a retomada da economia.

Mas nada disso parece realmente preocupar Bolsonaro, para quem o mais importante é "vencer" João Doria.

O Brasil precisará de qualquer vacina que se prove eficiente contra a covid-19. Não importa se é aquela na qual o governo de São Paulo apostou ou a que recebeu o aval inicial do governo federal. Tanto melhor se ambas se provarem eficazes. Todos os dias, mais de 300 brasileiros morrem de covid-19, segundo a média diária móvel da última semana.

Ao torcer contra a vacina paulista — ou qualquer vacina — Bolsonaro torce contra a vida dos brasileiros.