PUBLICIDADE
Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro usa pobres como escudo humano para suas gambiarras

só para assinantes
Felipe Moura Brasil

Felipe Moura Brasil é âncora da BandNews FM e colunista do UOL. Vencedor do Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista Influenciador Digital. Maior influenciador político do Brasil no Twitter, de acordo com estudo da empresa de big data Stilingue. Trabalhou nas revistas Veja e Crusoé, no site O Antagonista e na rádio Jovem Pan, onde também foi diretor de Jornalismo. Reúne suas várias frentes de trabalho em www.felipemourabrasil.com.

Colunista do UOL

01/07/2022 20h56

Na Live UOL desta sexta-feira (01), falei sobre o elogio de Jair Bolsonaro (PL) à aprovação, no Senado, da "PEC do desespero", que autoriza o uso de bilhões de reais fora do teto de gastos, em ano de eleição. O texto dá aval ao governo para turbinar programas sociais até o fim do ano sem esbarrar em restrições da lei eleitoral.

Tanto Bolsonaro quanto os senadores apostam no desconhecimento das engrenagens econômicas por brasileiros de baixa renda, que entendem de modo muito mais fácil o alívio aparente e imediato obtido com um benefício recebido do governo. É mais simples optar pela demagogia e agradar dessa forma do que explicar aos cidadãos as consequências futuras, como a tendência de aumento do dólar - que disparou depois da aprovação da proposta -, da inflação e dos juros, além dos problemas fiscais criados para o próximo governo.

A aprovação da PEC confirma que esta geração da política brasileira é cheia de pose e demagogia, mas ruim de serviço. Não faz estudos e trabalhos profundos, não constrói soluções de efeito duradouro, não realiza. É uma geração especialista em mamata, negociata e escambo, formada por profissionais da política com "p" minúsculo (como dizia Joaquim Nabuco), voltados à manutenção dos próprios cargos e à ampliação do poder, sem visão de país, nem preocupação em resolver problemas reais do povo.

Na edição de hoje da Live UOL falamos também sobre a declaração do ex-presidente Lula sobre a aprovação da PEC; sobre o quarto filho de Bolsonaro, Jair Renan, que revelou sofrer terror psicológico do pai e apanhar da mãe; e sobre a guerra entre armas e livros que surgiu no debate eleitoral.

Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.