Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem propostas para o país, Lula e Bolsonaro fogem de debates

Colunista do UOL

27/07/2022 08h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL de terça-feira (26), falei sobre o cancelamento dos debates com os candidatos à Presidência da República, pela CNN Brasil. A decisão foi tomada em razão da falta de confirmação das participações de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) pelas suas respectivas campanhas.

Em comunicado, a emissora alegou que, sem os dois candidatos que estão à frente nas pesquisas de intenções de voto, o encontro não refletiria o atual cenário da corrida presidencial. Os debates seriam realizados em 6 de agosto e em 3 de outubro, em caso de segundo turno.

Sem propostas para o país, tanto Bolsonaro quanto Lula vivem da propaganda personalista e populista, que coloca a imagem messiânica de um contra a demoníaca de outro, cada qual estimulando uma identidade tribal e limpando a própria sujeira na do adversário.

Nenhum dos dois vê importância em debater questões de interesse público e ideias para a resolução dos problemas internos ou que vêm de fora. Ambos estão mais interessados em manter o ambiente polarizado e alcançar um possível segundo turno ou, se possível, no caso de Lula, vencer no primeiro.

Para disseminar suas narrativas pelo país, cada um, em razão de suas passagens pelo poder, conta com uma claque que goza ou volta a ter a perspectiva de gozar das boquinhas e verbas federais durante o mandato, o que dá a Lula e Bolsonaro vantagem sobre Ciro Gomes, Simone Tebet, André Janones e Felipe D'Avila.

"Lula, que decepção!", escreveu Ciro no Twitter. "Sua turma fica danada com a 'falsa simetria', mas eu quero deixar aqui o questionamento: qual é a diferença neste campo agora? Em 2018, você estava preso e, de dentro da cadeia, entrou na JUSTIÇA pra exigir o direito de participar dos DEBATES. Agora tá aí fazendo igualzinho o Bolsonaro!"

Eu, Felipe, costumo dizer que só se decepciona quem se deslumbra. Ciro, embora invista no eleitorado de esquerda decepcionado com o PT, já devia saber que Lula, como Bolsonaro, só quer o poder acima de tudo e que, para conquistá-lo, faz o diabo na hora da eleição.

Na Live UOL, falamos também sobre a declaração requentada do procurador-geral da República, Augusto Aras, de que está tomando medidas para evitar violência no 7 de setembro; e sobre o pedido feito ao STF pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, para arquivar as apurações de crimes atribuídos pela CPI da Pandemia a Bolsonaro, parlamentares da base aliada e ex-membros do governo durante a pandemia.

Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.