Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Falta de empatia prejudica desempenho de Bolsonaro entre jovens

Colunista do UOL

28/07/2022 08h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Comentei na Live UOL de quarta-feira (27) a pesquisa Datafolha que mostra Lula (PT) com 51% das intenções de voto entre jovens de 16 a 29 anos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 20%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), 12% das intenções.

No levantamento espontâneo, quando entrevistados não recebem lista com os nomes dos candidatos, Lula lidera com 41%, contra 17% de Bolsonaro e 3% de Ciro.

A pesquisa Datafolha, realizada em 12 capitais brasileiras, também revela que 67% dos jovens não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum - o dobro da rejeição de Lula.

Do comportamento caricato de reacionário aloprado do presidente da República, com todas as polêmicas, turbulências e declarações grotescas derivadas dele, incluindo suas afrontas às instituições democráticas e fake news sobre o sistema eleitoral, sua absoluta falta de empatia com as famílias alheias é talvez o maior fator de peso para o repúdio por parte da juventude, segmento da população historicamente sensibilizado e mobilizado a partir da manifestação de preocupação com os outros, ainda que eventualmente falsa ou hipócrita.

Neste sentido, a retórica lulista, baseada no alicerce moral do cuidado, exerce um forte poder de atração em contraponto, até porque os jovens não testemunharam com maior consciência o período do PT no poder, com seus escândalos de corrupção e corrosão da democracia, quando Lula favorecia a ala podre do empresariado, desfrutando as mordomias oferecidas por ela.

Na Live UOL, falamos também sobre as confissões de Lula de que não vai dizer suas supostas propostas para o país e sobre a apropriação dos símbolos nacionais por parte de Bolsonaro.

Ao lado de Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.