Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Não dá para aliviar responsabilidade de Michelle

Colunista do UOL

12/08/2022 20h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta sexta-feira (12), falei sobre a foto da primeira-dama Michelle Bolsonaro ao lado de Juliana Lacerda, esposa de Guilherme de Pádua, condenado pelo assassinato da atriz Daniella Perez.

A imagem circulou nas redes sociais, após o portal IG relatar pela manhã um almoço do qual teriam participado ambos os casais, no dia do culto na Igreja Lagoinha, na capital mineira, no qual Michelle usou o púlpito, como analisei aqui, para fazer um discurso eleitoreiro, maniqueísta e messiânico.

O site Metrópoles, porém, mostrou no fim da tarde que Jair Bolsonaro (PL) estava em São Paulo, por volta das 14 horas, no referido dia, aparentemente confirmando o relato do assassino Guilherme de Pádua de que não tinha almoçado com Bolsonaro e Michelle.

Já a foto, ninguém pôde desmentir. Ela existe, é real e, no momento de lançamento de uma série documental que reconstitui com detalhes um caso que impactou o Brasil, no início dos anos 90, ela repercutiu como uma perversidade da primeira-dama, sobretudo com Glória Perez, mãe da vítima.

Em vídeo publicado após a repercussão negativa, Juliana Lacerda afirmou então que Michelle "não sabia quem eu era", "tirou foto comigo, como com todos ali nessa fila, nessa comemoração".

Ainda que se acredite na alegação da mulher do assassino, o almoço celebrava os 50 anos do pastor Márcio Valadão, que lidera a igreja onde Pádua sabidamente virou pastor.

A primeira-dama, que virou um ativo religioso da campanha bolsonarista, deveria, no mínimo, ter sido mais prudente com a produção de imagens nesse ambiente, em respeito à dor da família Perez e à tristeza de milhões de brasileiros.

Na Live UOL, falamos também das críticas de André Janones, ex-presidenciável do Avante, ao discurso elitista da esquerda; da fuga de Lula e Bolsonaro dos debates eleitorais; e de Ciro Gomes (PDT), que classificou a participação do presidente em podcast como um show de mau-caratismo.

Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.