Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula acusa Bolsonaro da manipulação que ambos fazem

Colunista do UOL

18/08/2022 18h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Comentei na Live UOL de terça-feira (16) o discurso de Lula (PT) no lançamento de sua campanha agora oficial à Presidência, em frente a uma fábrica, no ABC Paulista.

"Ele, Bolsonaro, é um fariseu. Está tentando manipular a boa-fé de homens e mulheres evangélicos. Eles ficam contando mentira o tempo inteiro, sobre o Lula, sobre a mulher do Lula, sobre vocês, sobre índio, sobre quilombola. Não haverá mentira nem fake news que mantenha você governando este país, Bolsonaro."

O petista também criticou a postura de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19, afirmando que ele não derramou nenhuma lágrima pelas vítimas. "Você foi negacionista, não acreditou na ciência, não acreditou na medicina. Você acreditou na sua mentira. Se tem alguém possuído pelo demônio é esse Bolsonaro."

Ao apontar o presidente como alguém que contraria na prática as doutrinas que professa, manipulando a fé alheia, Lula tenta desmontar Bolsonaro como ele deve ser desmontado, pela sua hipocrisia, pelo seu fingimento; mas tendo se equiparado tantas vezes a Deus e Jesus Cristo, sem nunca ter feito autocrítica sobre os escândalos de corrupção em seus governos, o petista também incorre em hipocrisia e fingimento ao rechear sua fala com uma série de falsas garantias e autopromoções.

O mesmo Lula que consolidou o "nós contra eles" no Brasil, jogando pobres contra ricos, chamando a elite de escravagista e acusando a classe média de ostentar mais do que o necessário (não ele, claro, que é rico), ainda disse que "não quer um governo que alimente o ódio", ao mesmo tempo em que tratou o presidente como "possuído pelo demônio".

De quebra, Gleisi Hoffmann publicou no dia seguinte, nas redes sociais, que "Bolsonaro usa Deus", mas "Deus usa Lula", confirmando que o PT apela ao mesmo messianismo.

Na Live UOL, falamos também sobre o lançamento da campanha oficial de Jair Bolsonaro, em Minas, e do material de campanha de seu amigo, Fabrício Queiroz, que aparece ao lado do presidente com o slogan: "Lealdade de verdade".

Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.