Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Emulação bolsonarista do jornalismo é intimidação aloprada
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Comentei na Live UOL do dia 14 o ataque do deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) à jornalista Vera Magalhães após o debate entre os principais candidatos ao governo de São Paulo.
No evento, realizado pelo UOL em parceira com a Folha de S.Paulo e a TV Cultura, o deputado - que fazia parte da comitiva do ex-ministro e candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) - foi para cima da repórter e apresentadora. Com o celular, fez um vídeo ofendendo Vera como "uma vergonha para o jornalismo brasileiro" e mentindo sobre seu salário na emissora de TV.
Garcia foi expulso do estúdio depois que o diretor de jornalismo da Cultura, Leão Serva, que mediava o debate, intercedeu e tomou o celular da mão do deputado, que passou a gritar "jornazistas" enquanto era retirado pelos seguranças.
Após a intimidação, pelo menos três deputados estaduais já acionaram o Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) pedindo a cassação de Douglas Garcia por quebra de decoro parlamentar.
O episódio ilustra a frustração de bolsonaristas por não terem sido jornalistas. A atitude do deputado é, no fundo, uma tentativa de fazer o que ele considera ser o "jornalismo real", como se filmar ofensas lastreadas em mentiras no ambiente de trabalho de uma mulher tivesse algo a ver com os ofícios da reportagem e da vigilância.
A emulação bolsonarista do jornalismo é a intimidação aloprada. Uma propaganda enganosa para reacionários, com foco nas redes sociais, incapaz de reproduzir a competência jornalística dos profissionais da área.
Na Live UOL, falamos também sobre a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), que usou, em propaganda eleitoral, uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre violência contra mulheres; e sobre o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que apesar do histórico de ofensas a jornalistas, decidiu repudiar o ataque sofrido por Vera Magalhães.
Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.