Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula foge de debate porque também teme sair do cercadinho

Colunista do UOL

21/09/2022 13h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Comentei, na Live UOL de terça-feira (20), a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de não comparecer ao debate com candidatos à Presidência, no próximo sábado.

O evento é organizado por SBT, CNN Brasil, Estadão/Eldorado FM, Terra, Veja e pela rádio Nova Brasil, com transmissão a partir das 18h15. A participação de Jair Bolsonaro foi confirmada ao UOL Notícias por integrantes da campanha do presidente e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Segundo integrantes da campanha de Lula, com a agenda cheia para os próximos dias, falta tempo hábil para que o candidato do PT não apenas se prepare para o debate como compareça aos estúdios do SBT, em São Paulo.

Desculpa esfarrapada, claro.

Lula reclamava da impossibilidade de participar de debates enquanto estava preso e agora que está solto foge deles, porque, depois do pífio desempenho no primeiro, teme perder mais pontos presente que ausente do segundo.

Amarelou, até segunda ordem, a fim de evitar nova exposição - e maior audiência - às críticas sobretudo aos escândalos de corrupção de seu governo, para os quais não tem, nem nunca terá, explicação correspondente à realidade dos fatos.

Como quase metade do eleitorado prefere a sujeira de Lula à de Bolsonaro, o petista não quer dar margem a que a dele pareça maior. Faltar com a transparência em benefício próprio é um expediente comum entre os dois amantes do cercadinho.

Na Live UOL, falamos também sobre o discurso de Bolsonaro, que transformou a tribuna da ONU (Organização das Nações Unidas) em palanque eleitoral; sobre as críticas de Lula à participação do presidente no evento; e sobre o candidato Ciro Gomes (PDT), que associou a "esquerda caviar" ao consumo de drogas.

Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.