Topo

Jamil Chade

Brasil fará parte de rede que testará novas vacinas

Colunista do UOL

27/10/2020 13h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo brasileiro sinalizou de forma positiva à possibilidade de ser usado como campo de testes para novas vacinas contra a covid-19. O projeto contará com a transferência de tecnologia e de ajuda técnica por parte da OMS.

No dia 24 de setembro, a Organização Panamericana de Saúde (Opas) se reuniu pela primeira vez com seis países do continente que potencialmente poderiam fazer parte da iniciativa. Além do Brasil, o encontro incluiu a Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador e México.

A preocupação da OMS é a de encontrar locais para acelerar testes clínicos. Hoje, mais de 40 vacinas estão na fase de testes clínicos. Mas cerca de 150 outras poderiam logo iniciar o mesmo processo. O problema, neste caso, é a falta de redes de saúde e estrutura capaz de organizar esses testes.

Nas últimas semanas, a OMS tem iniciado consultas com diferentes países em outras partes do mundo também, justamente para garantir que empresas e instituições tenham espaço para realizar testes.

O Brasil, por sua dimensão e estrutura de saúde pública, foi um dos procurados e aceitou. Do lado brasileiro, porém, o objetivo é de conseguir algum tipo de acordo que permita transferência de tecnologia ou um acesso às futuras doses.

Num primeiro momento, nem a vacina da Sinovac e nem de Oxford teriam uma escala de produção suficiente para atingir sequer metade da população brasileira. Mas, nesse novo pacote de iniciativas, a possibilidade é de que os produtos cheguem ao mercado apenas em 2021.

O objetivo dos testes, segundo a Opas, é coordenar uma avaliação rápida, eficiente e confiável das vacinas em desenvolvimento.

"O desenvolvimento destes ensaios clínicos em alguns países de nossa região exigirá uma ampla coordenação técnica, política e operacional, daí o papel dos escritórios da OPAS nos países ser vital", disse Jarbas Barbosa, diretor-assistente da Opas.

Para que possam fazer parte, os países terão de cumprir exigências, como manter comitês de ética, ter programas funcionais de imunização e centros de pesquisa com experiência em ensaios de vacinas.

A OMS ainda garantiu aos países que fazer parte do projeto não afetaria suas respectivas participações no Covax, a aliança mundial de vacinas.