Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasil só terá imunidade com vacina em abril de 2022

Pazuello cumprimenta Bolsonaro - Carolina Antunes/PR
Pazuello cumprimenta Bolsonaro Imagem: Carolina Antunes/PR

Colunista do UOL

10/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil apenas atingirá uma imunidade de rebanho por meio da vacina contra a covid-19 em abril de 2022. Isso significaria que o país precisará esperar ainda mais de um ano para que 75% de sua população seja atendida pela vacinação.

Os dados são da consultoria Airfinity, usada pelo setor farmacêutico global como principal fonte de informações e inteligência sobre o ritmo de vacinação no mundo e acordos com a indústria.

A data foi calculada com base nos acordos já fechados pelo governo com empresas farmacêuticas e a capacidade nacional de produção.

De acordo com os dados da entidade e obtidos pela coluna, o Brasil poderá vacinar todas as pessoas de maior risco e os trabalhadores do setor de saúde até o começo de agosto, o que representa continuar a viver sob uma ameaça elevada do vírus por mais quatro meses.

Os dados oficiais do governo indicam que 5,4% dos brasileiros foram beneficiados de pelo menos uma dose da vacina. Já aqueles com duas doses já aplicadas representam apenas 1,8% do país.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil não tem alternativa e, se quiser frear o vírus, terá de adotar medidas de controle social de forma imediata.

Segundo o levantamento da consultoria, o ritmo ainda revela que outras regiões do mundo conseguirão atingir a imunidade de rebanho por meio da vacina com meses de antecipação, em comparação ao Brasil.

No caso dos EUA, a população de maior risco estará plenamente vacinada até o final de abril de 2021 e, pela projeção, 75% dos americanos estarão imunizados em agosto ainda deste ano.

No Reino Unido, o segmento de maior risco deve completar a vacinação em maio, incluindo profissionais de saúde e idosos. Já o país atingirá uma imunidade de rebanho na última semana de agosto de 2021.

Uma previsão também positiva é desenhada sobre o Canadá, com imunidade de rebanho pela vacina até meados de julho. Nada, porém, supera a rapidez dos israelenses. Segundo o levantamento, em maio o país já atinge a vacinação em 75% de sua população.

Apesar de todos os obstáculos, a expectativa da consultoria é de que a UE também acelere as campanhas de vacinação e que, no final de agosto, o bloco consiga uma imunidade de rebanho.

No Japão, sede das Olimpíadas, junho será a marca para completar a vacinação de sua população de risco. Só em outubro é que o país estará com 75% de cobertura na vacinação.

Já os chineses, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, vivem uma situação diferente. A previsão da consultoria é de que o país consiga imunizar 20% de sua população até o final de maio. Mas atingir 75% dos habitantes exigirá um esforço que irá durar até junho de 2022.