Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo rascunho de acordo da COP26 suaviza obrigações climáticas para países

Local da COP26, em Glasgow - ALAIN JOCARD / AFP
Local da COP26, em Glasgow Imagem: ALAIN JOCARD / AFP

Colunista do UOL

12/11/2021 05h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido


Depois de uma noite de negociações, um novo rascunho do acordo de Glasgow é publicado na manhã desta sexta-feira, último dia da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. No novo texto, a referência à necessidade de gradualmente acabar com energias fósseis foi mantida. Mas a linguagem foi suavizada, principalmente no que se refere à condenação pelo uso de subsídios trilionários para o setor.

A COP26 entra em seu último dia, sob forte tensão. No primeiro rascunho do acordo, publicado na quarta-feira, o texto entrou para a história como o primeiro a mencionar o fim da era de energia fóssil. Mas uma forte reação da Arábia Saudita, Rússia e outros países exportadores de petróleo e gás obrigou negociadores a tentar buscar um acordo.

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, alertou que sem a referência às energias fósseis no texto, todas as demais promessas seriam vagas. Agora, a partir do novo texto, delegações tentarão chegar a um consenso, nas poucas horas que restam.

Emissões de CO2

Num outro trecho, o novo texto também suaviza a pressão sobre governos. Ao se referir à necessidade de que países façam novos compromissos de redução de emissões de CO2 em 2030, o rascunho do acordo abandona termos mais enfáticos e apenas "pede" que estados apresentem em 2022 novas ambições sobre cortes até 2030.

Para ambientalistas, a exigência de uma atualização dos compromissos dos governos é fundamental se a comunidade internacional quiser de fato limitar o aquecimento a 1,5 grau Celsius. Sem isso, o temor é de que a elevação atinja 2,4 graus Celsius, o que seria considerado como uma "catástrofe".

Financiamento

No capítulo sobre o financiamento aos países emergentes e pobres, o novo texto ignora a proposta do Brasil de criar um comitê para estudar quais devem ser os novos valores que países ricos devem repassar ao resto do mundo. O dinheiro havia sido parte do Acordo de Paris, em 2015, estipulando a entrega de US$ 100 bilhões por ano aos mais pobres para ajudar na adaptação.

Mas os grandes países emergentes alertavam que não apenas o dinheiro não chegou, mas há uma convicção de que o valor já não seja suficiente.

Na proposta de acordo, a criação do comitê não foi incluída. Mas o texto aponta para a necessidade de ampliar o financiamento para "bem além de US$ 100 bilhões" e "lamenta profundamente" que o dinheiro prometido jamais foi entregue.

O governo brasileiro já indicou que irá ainda pressionar para que a questão financeira seja incrementada. Mas diplomatas admitem que o objetivo é um acordo geral. Em outras palavras: há espaço para encontrar um consenso que não seja tão ambicioso como se imaginava.