Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Presidente da Alemanha estará na posse de Lula e sinaliza fim de isolamento

1º.set.2019 - O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, discursa durante cerimônia sobre os 80 anos do início da Segunda Guerra, em Wielun, na região central da Polônia - Alik Keplicz/AFP
1º.set.2019 - O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, discursa durante cerimônia sobre os 80 anos do início da Segunda Guerra, em Wielun, na região central da Polônia Imagem: Alik Keplicz/AFP

Colunista do UOL

01/12/2022 14h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido


Num gesto que tem como objetivo sinalizar o apoio internacional ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, visitará o Brasil de 31 de dezembro de 2022 a 3 de janeiro de 2023.

A confirmação, faltando um mês para a posse, foi interpretada entre diplomatas como um sinal de que os europeus querem blindar a transição brasileira contra eventuais riscos de distúrbios por parte de bolsonaristas.

Entre a eleição e a posse, no dia 1º de janeiro, a equipe de Lula está mantendo contatos e prolifera encontros com autoridades estrangeiras para blindar a transição. O temor é de que os protestos bolsonaristas tentem impedir a posse. Neste sentido, Lula usou a visita à Conferência do Clima, no Egito, para também buscar esse apoio.

Segundo fontes do Itamaraty, convites foram enviados nesta quarta-feira a todos os chefes de estado e de governo com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. O objetivo é o de demonstrar na posse um importante respaldo internacional ao mandato que vai começar.

A expectativa é ainda de uma presença em peso de líderes da América Latina. Os preparativos também apontam para uma delegação de alto escalão da Casa Branca.

Mas um dos primeiros a confirmar foi o líder da Alemanha, a maior economia da Europa e central no cenário internacional. A visita ainda se contrasta com uma relação conturbada entre Jair Bolsonaro e a Alemanha, principalmente depois de o brasileiro receber parlamentares da extrema direita do país europeu e neta de ministros de Adolf Hitler.

"Em 1° de janeiro, Steinmeier participará das cerimônias oficiais de posse de Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. Com a sua presença, o presidente saúda a mudança democrática de poder no maior país da América Latina e pretende impulsionar uma nova fase da parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha. O presidente Steinmeier também terá reuniões com outros chefes de Estado da região", disse uma nota divulgada pela embaixada da Alemanha em Brasília.

Mas o programa do alemão não se limita ao dia da posse.

"Em 2 de janeiro, o presidente viajará a Manaus e à Amazônia, acompanhado da Ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Steffi Lemke. A visita de Steinmeier ao Brasil reforça o apoio alemão à proteção da Amazônia e destaca a importância da floresta para a política climática internacional", explicou a nota.

"Para o presidente alemão, a posse do novo governo brasileiro está associada à expectativa de uma dinâmica positiva na proteção desse recurso essencial à sobrevivência. Na Amazônia, o presidente visitará o Amazon Tall Tower Observatory (ATTO), onde se informará sobre as relações entre o estado da floresta e as mudanças climáticas. No Centro de Monitoramento do Instituto de Proteção Ambiental em Manaus, que monitora o desmatamento em toda a Bacia Amazônica, o presidente terá um panorama dos desafios da proteção ambiental", completa.