Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Rival de Trump, governador da Califórnia recebe bombeiros mexicanos

Às vésperas da posse do governo Trump, que promete colocar tarifas contra produtos mexicanos e promover uma deportação em massa, a Califórnia recebe uma equipe de 70 bombeiros enviada pelo governo do México para ajudar a combater os incêndios que devastam o estado.

Pelo menos 16 pessoas morreram e mais de 12 mil casas e comércio foram destruídos pelo fogo.

Num ato neste sábado para receber os estrangeiros, o governador do estado, Gavin Newsom, fez questão de ir ao Aeroporto Internacional de Los Angeles.

"As emergências não têm fronteiras. Somos profundamente gratos aos nossos vizinhos do México por seu apoio inabalável durante um de nossos maiores momentos de necessidade. Obrigado à presidente Claudia Sheinbaum Pardo por emprestar o melhor dos melhores", disse Newsom.

O governador democrata vem sendo atacado por Trump por sua gestão nos incêndios. Em resposta, Newsom pediu que o republicano deixe de politizar a crise e que faça uma viagem pela região para mostrar apoio.

"Somos um país generoso e solidário", disse Claudia Sheinbaum, que qualificou o grupo de mexicanos como uma "missão humanitária".

A destruição na Califórnia, porém, pode afetar a própria economia do país latino-americano. Os mexicanos que vivem nos Estados Unidos enviaram 66,5 bilhões de dólares para seu país de origem em 2024, o que representa 3,7% do PIB nacional.

Ajuda pequena, mas simbólica

Os mais de 70 bombeiros e trabalhadores de auxílio a desastres, da Comissão Nacional Florestal e do Ministério da Defesa do México, se somarão aos atuais 14 mil agentes do estado que combatem os incêndios neste momento.

Continua após a publicidade

Ainda que a ajuda seja pequena, ela cumpre um papel simbólico e político importante num momento em que regiões inteiras dos EUA se preparam para eventuais operações do governo de Donald Trump.

O presidente eleito, que toma posse em uma semana, provocou canadenses e mexicanos, sugerindo a anexação do país ao norte e a mudança do nome do Golfo do México para Golfo dos EUA.

O governo do Canadá também sinalizou que enviará um reforço aos americanos para o combate ao incêndio.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.