Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Trump veta agência de notícias que não usa 'Golfo da América'

O presidente Donald Trump vetou a participação da Associated Press (AP), uma das maiores agências de notícia do mundo, nos eventos dentro do Salão Oval da Casa Branca. O motivo: a recusa dos jornalistas de chamar o Golfo do México de "Golfo da América".

Num comunicado, a agência deixou claro que não irá modificar seu comportamento.

"Como uma organização global de notícias, a Associated Press informa bilhões de pessoas em todo o mundo todos os dias com jornalismo factual e apartidário", disse uma nota publicada pela editora executiva da agência Julie Pace.

"Hoje fomos informados pela Casa Branca que se a AP não alinhasse seus padrões editoriais com a ordem executiva do presidente Donald Trump renomeando o Golfo do México como Golfo da América, a AP seria impedida de acessar um evento no Salão Oval", disse.

"Esta tarde, um repórter da AP foi impedido de participar de uma assinatura de ordem executiva", indicou.

"É alarmante o fato de o governo Trump punir a AP por seu jornalismo independente. Limitar nosso acesso ao Salão Oval com base no conteúdo do discurso da AP não apenas impede gravemente o acesso do público a notícias independentes, mas também viola claramente a Primeira Emenda", denunciou.

A Associação dos Correspondentes na Casa Branca criticou a decisão do governo. Trump, no domingo, anunciou que estava oficialmente modificando o nome da região, enquanto empresas como a Google indicaram que iriam renomear o Golfo para seus usuários americanos.

Em sua explicação, a AP indicou que a escolha se deve ao fato de o golfo ter o nome Golfo do México há "mais de 400 anos" e que outros países e organismos internacionais não precisam reconhecer a mudança de nome.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.