Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Extrema direita francesa abandona evento depois de gesto nazista de Bannon

O líder da extrema direita na França, Jordan Bardella, anunciou que está cancelando sua participação no encontro da CPAC, nos EUA. O evento reúne as principais lideranças ultraconservadoras do mundo e Bardella faria um discurso. A reunião também conta com aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e foi usada para demonstrar apoio contra a denúncia ao brasileiro por tentativa de golpe de estado.

Mas, na quinta-feira, ao subir ao palco, o ex-estrategista de Donald Trump, Steve Bannon, repetiu um gesto de estender o braço e que foi interpretado como uma saudação de nazistas alemães, nos anos 30.

Para Bardella, o "gesto alusivo à ideologia nazista" o levou a repensar sua presença em Washington. O presidente do partido de extrema direita da França disse que não estava presente quando Bannon fez o gesto.

Quem está em Washington para o evento é Eduardo Bolsonaro, que postou em suas redes sociais vídeos nos quais Bannon declara apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Seu gesto é o segundo, em apenas um mês, a despertar uma polêmica nos EUA. Há poucas semanas, Elon Musk também abriu um debate depois de repetir um gesto interpretado como um ato nazista.

Musk minimizou, ainda que grupos neonazistas tenham comemorado publicamente seu gesto.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.