Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Montadora suspende exportação aos EUA, e Trump faz apelo: 'Aguentem firmes'

As tarifas anunciadas por Donald Trump começam a ter efeito no fluxo comercial global de bens. Neste sábado, a fabricante de veículos britânica Jaguar Land Rover anunciou que está interrompendo suas exportações de carros para o mercado americano. Enquanto isso, o presidente dos EUA faz um apelo aos americanos para que "aguentem firme".

A Casa Branca anunciou, na quarta-feira, tarifas de pelo menos 10% contra todos os países, com alguns chegando a ter taxas de mais de 40%. Além disso, entraram em vigor as barreiras de 25% a todos os veículos importados e aço.

Diante dessa situação, a Jaguar Land Rover (JLR), com sede do Reino Unido, anunciou uma "pausa" nas remessas para os EUA. A suspensão será válida, inicialmente, para o mês de abril, diante do que chama de "novos termos comerciais".

"Enquanto trabalhamos para abordar os novos termos comerciais com nossos parceiros de negócios, estamos tomando algumas medidas de curto prazo, incluindo uma pausa nas remessas em abril, enquanto desenvolvemos nossos planos de médio e longo prazo", disse a empresa.

O anúncio é apenas um exemplo de como, pelo mundo, empresas multinacionais e pequenos negócios se reorganizam diante das novas taxas. A expectativa de economistas é de que cadeias de suprimento sejam modificadas, assim como fornecedores.

Diante de críticas e de um mercado financeiro que derreteu diante de sua posição, Trump modificou o discurso. Se antes ele insistia que sua política daria resultados imediatos, agora sua mensagem é um apelo para que os americanos aguentem o período de turbulência.

"A China foi atingida com muito mais força do que os EUA, nem de perto", escreveu em uma publicação em sua plataforma Truth Social. "Eles, e muitas outras nações, nos trataram de forma insustentável. Nós temos sido o 'chicote' burro e indefeso, mas não mais."

Em seguida, o presidente diz que o seu governo está "trazendo de volta empregos e empresas como nunca antes". Mas alerta: "Esta é uma revolução econômica, e nós venceremos. Aguentem firme, não será fácil, mas o resultado final será histórico".

Ontem, os três principais índices de ações dos EUA caíram mais de 5%, com o S&P 500 — que reúne os papeis das 500 companhias mais negociadas no mercado americano — caindo quase 6%.

Continua após a publicidade

O Federal Reserve Bank, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e consultorias alertaram nesta semana que o tarifaço vai gerar um crescimento econômico menor, inflação e o risco de uma recessão.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.