Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Biden é diagnosticado com câncer 'agressivo' e metástase nos ossos

O ex-presidente Joe Biden foi diagnosticado com uma "forma agressiva" de câncer de próstata. Numa declaração oficial, seus assessores indicaram que a doença ainda se espalhou e atingiu seus ossos.

"Na semana passada, o presidente Joe Biden foi examinado por causa de uma nova descoberta de um nódulo na próstata, depois de apresentar sintomas urinários crescentes. Na sexta-feira, ele foi diagnosticado com câncer de próstata, caracterizado por uma pontuação de Gleason de 9 (Grupo de Grau 5) com metástase para os ossos", diz a declaração.

"Embora isso represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz", afirmou seu escritório.

O comunicado ainda aponta que o ex-presidente está avaliando quais opções de tratamento seguirá.

Depois de zombar da saúde de Biden, Trump se diz "triste"

Nas redes sociais, o presidente Donald Trump demonstrou solidariedade com seu rival.

"Melania e eu ficamos tristes ao saber do recente diagnóstico médico de Joe Biden. Desejamos nossos melhores votos a Jill e sua família, e desejamos a Joe uma recuperação rápida e bem-sucedida", afirmou.

Mas a polêmica sobre a situação de saúde de Biden permeou a campanha eleitoral em 2024, com livros que chegaram a alertar sobre sua debilidade cognitiva. Donald Trump, que acabaria vencendo o pleito, usava a saúde do concorrente para insistir que os EUA não poderiam continuar sendo governados pelos democratas. Biden foi o presidente mais velho a comandar a Casa Branca e Trump passou a zombar de suas condições.

Em junho de 2024, uma participação desastrosa num debate com Trump abriu uma discussão dentro de seu próprio partido sobre sua capacidade de ir às urnas.

Continua após a publicidade

Semanas depois, sob forte pressão de seus aliados, Biden aceitou se retirar da corrida e permitir que Kamala Harris fosse a candidata dos democratas.

Se inicialmente houve um entusiasmo com sua candidatura, ela perdeu força nos últimos meses de campanha e acabou perdendo a presidência.

Dentro do partido democrata, políticos se dividiram entre aqueles que culparam Biden pela demora em se retirar e aqueles que insistiam que a desistência enfraqueceria os democratas.

Depois de assumir a Casa Branca, Trump ainda passou a usar a situação de saúde de Biden para acusar a imprensa de ter escondido dos americanos o que ele insiste ser "a real situação" do democrata.

Em fevereiro de 2024, exames médicos indicaram que não havia "nenhuma nova preocupação" com a saúde do presidente e que ele estava "apto para o trabalho".

Com 82 anos, Biden está em sua casa em Wilmington, Delaware. Há poucos dias, sua assessoria havia admitido que ele foi examinado por um "pequeno nódulo" descoberto em sua próstata.

Continua após a publicidade

Durante seu mandato, Biden ainda colocou a pesquisa sobre o câncer como uma de suas prioridades. Um de seus filhos, Beau Biden, morreu por um câncer no cérebro. A meta do programa era o de reduzir pela metade as mortes pelo câncer em 25 anos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.