Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Trump diz que Musk é 'trem descarrilado' e denuncia conflito de interesse

O presidente Donald Trump reagiu ao anúncio do bilionário Elon Musk de criar seu próprio partido político e romper com os republicanos. Neste domingo, o chefe da Casa Branca afirmou nas redes sociais que ficou "triste ao ver Elon Musk sair completamente "dos trilhos", tornando-se essencialmente um DESASTRE DE TREM nas últimas cinco semanas".

"Ele até quer fundar um terceiro partido político, apesar do fato de que eles nunca tiveram sucesso nos Estados Unidos - o sistema parece não ter sido projetado para eles", disse.

"A única coisa para a qual os terceiros partidos são bons é a criação de completa e total desordem e caos, e já temos o suficiente disso com os democratas da esquerda radical, que perderam a confiança e a cabeça!", afirmou.

"Os republicanos, por outro lado, são uma "máquina" que funciona bem e que acabou de aprovar o maior projeto de lei desse tipo na história do nosso país", disse.

Conflito de interesse

Trump ainda vinculou a ira de Musk ao fato de ele ter perdido subsídios para seus carros elétricos, a partir da aprovação da nova lei fiscal nos EUA.

"É um ótimo projeto de lei, mas, infelizmente para Elon, ele elimina a ridícula obrigatoriedade do veículo elétrico (EV), que teria forçado todos a comprar um carro elétrico em um curto período de tempo", disse Trump.

"Eu me opus fortemente a isso desde o início. Agora, as pessoas podem comprar o que quiserem: carros a gasolina, híbridos (que estão indo muito bem) ou novas tecnologias à medida que forem surgindo", disse.

"Fiz campanha sobre isso por dois anos e, sinceramente, quando Elon me deu seu endosso total e inquestionável, perguntei se ele sabia ou não que eu iria acabar com a obrigatoriedade dos veículos elétricos - isso estava em todos os meus discursos e em todas as minhas conversas. Ele disse que não tinha problemas com isso - fiquei muito surpreso!", insistiu.

Continua após a publicidade

Trump ainda denunciou o ex-financiador de sua campanha por conflito de interesse.

"Além disso, Elon pediu que um de seus amigos próximos administrasse a NASA e, embora eu achasse que seu amigo era muito bom, fiquei surpreso ao saber que ele era um democrata de sangue azul, que nunca havia contribuído para um republicano antes", disse. "Elon provavelmente também era. Também achei inapropriado que um amigo muito próximo de Elon, que estava no ramo espacial, dirigisse a NASA, quando a NASA é uma parte tão importante da vida corporativa de Elon. Minha tarefa número um é proteger o público americano!", completou.

Musk rebate minutos depois

Instantes depois, foi a vez de Musk rebater. Nas redes sociais, ele afirmou que o America Party, o nome de seu novo partido, é "necessário para acabar com o unipartidarismo" nos EUA entre republicanos e democratas.

O que aconteceu

No sábado, Musk anunciou a criação de um novo partido político nos EUA, depois de romper com o presidente Donald Trump e abrir uma crise entre seus aliados e a Casa Branca.

Continua após a publicidade

Como base para sua decisão, Musk citou o suposto resultado de uma enquete que havia lançado nas redes sociais ontem, dia em que se comemora a Independência dos EUA.

"Por um fator de 2 para 1, vocês querem um novo partido político e o terão!", disse Musk. "Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o America Party foi criado para devolver a liberdade a vocês."

Na sexta-feira, Musk havia indicado que pretendia romper com o bipartidismo nos EUA.

"O Dia da Independência é o momento perfeito para perguntar se você quer independência do sistema bipartidário (alguns diriam unipartidário)! Devemos criar o America Party?", perguntou.

Musk não deu nenhum detalhe do que seria sua plataforma política. Mas repostou uma publicação de um investidor no qual ele cita as bases do novo partido.

Tyler Palmer questiona na rede X:

Continua após a publicidade

Essa é a plataforma do America Party?

Reduzir a dívida, apenas gastos responsáveis
Modernizar as forças armadas com IA/robótica
Protetor de tecnologia, acelerar para vencer na IA
Menos regulamentação em todos os setores, mas especialmente no setor de energia
Liberdade de expressão
Pró-natalista
Políticas centristas em todos os outros setores

Apoio para extrema direita

Ao longos dos últimos meses, Musk tem apoiado partidos nacionalistas e de extrema direita. Ele também garantiu que milhares de contas de neonazistas fossem restabelecidas quando adquiriu o X.

No embate com Trump, ele ameaçou romper com parlamentares que foram financiados com seus recursos. O presidente americano chegou a alerta-lo que um apoio de Musk aos democratas trataria "sérias consequências" ao bilionário.

Na semana passada, o presidente não destacou sequer sua deportação. Musk, segundo Trump, teria rompido com a Casa Branca por conta do fim dos subsídios aos seus veículos elétricos.

Continua após a publicidade

Musk, por sua vez, indicou que se a nova lei fiscal nos EUA fosse aprovada, ele criaria um novo partido. Na sexta-feira, Trump assinou a lei que, segundo levantamentos, vai ampliar em US$ 3,3 trilhões a dívida americana em dez anos.

O bilionário também indicou que o novo partido teria como foco a busca por lugares no Congresso americano. Nas redes sociais, ele afirmou que uma maneira de frear futuras leis seria "focar em apenas 2 ou 3 cadeiras do Senado e 8 a 10 distritos da Câmara".

As pesquisas de opinião, porém, apontam que 55% dos americanos têm uma visão desfavorável de Musk, em comparação com 37% que têm uma opinião positiva, de acordo com um trabalho de Nate Silver.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.