Topo

José Luiz Portella

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Juca Kfouri, sem chuteiras, Abre o Jogo.

Jornalista Juca Kfouri, um militante político - UOL
Jornalista Juca Kfouri, um militante político Imagem: UOL

Colunista do UOL

01/10/2021 15h38Atualizada em 01/10/2021 15h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Juca Kfouri sempre foi um militante político. Antes mesmo de ser jornalista. Conheço-o há muito tempo, temos inúmeras convergências e algumas divergências. Desde o campeonato mundial do Palmeiras em 1951 à crença em Deus. Eu acredito. Sou palmeirense fanático, ele corintiano fanático. Já tivemos vários compartilhamentos e diversas brigas feias. Mas, sobretudo creio no seu bom caráter, na sua sinceridade e agradeço o espaço que sempre me concedeu em seu blog, mesmo quando tinha opinião diferente da dele. Sempre achei que o amado Palmeiras, o atual, tinha um elenco médio, sem brilho, principalmente para quem viu as Academias e o time do tempo da Parmalat. Ele acreditava que o atual elenco era o melhor do Brasil. Não falamos de futebol.

Juca reafirma fé em Lula, mas votaria em qualquer terceira via que derrotasse Bolsonaro, perdoa Pelé e Lula, e é duro com a elite do mercado financeiro e empresarial do Brasil de hoje.

Leiam, ele está em idade, como eu, em que nós queremos expressar o que de fato pensamos. Sem subterfúgios. Não concordo com todas as ideias explicitadas por ele, mas compartilho a mesma visão de um Brasil menos desigual, mais justo e que respeite a todos os brasileiros. Juca vai sábado na avenida Paulista, com cuidado. Também quero ir.

QUAL É A MELHOR TERCEIRA VIA? POR QUÊ?
Sem fugir da resposta, mas meio que fugindo, não sei se há terceira via. Sei que o melhor será derrotar o fascismo no primeiro turno. Se houver um segundo turno como já tivemos entre candidatos democratas, será uma beleza.

UMA ANÁLISE SWOT DO MOMENTO POLÍTICO PARA SEU SONHO:
I)3 MAIORES PONTOS FORTES; O eleitorado se dar conta do erro cometido em 2018; o país ter percebido como o Estado é importante num momento como de pandemia; as pessoas, principalmente os jovens, cada vez mais perceberem como é importante ser antirracista, anti-homofóbico e proteger o meio-ambiente, com respeito aos povos originais;
II)3 PONTOS MAIS FRACOS; A fragilidade diante das redes que distribuem notícias falsas dominadas pelos fascistas; ainda a facilidade com que se aceita "o medo do comunismo"; o uso da máquina governamental golpista.
III)2 GRANDES AMEAÇAS; a instalação de um clima de violência pelas milícias que apoiam o governo genocida; a instrumentalização das forças de segurança pública para a manutenção do que está aí;
IV) 2 GRANDES OPORTUNIDADES; voltar a fazer o eleitorado agir racionalmente; desmascarar as mentiras que nos contam desde 2016.

QUAL A SUA AVALIAÇÃO DO PT? E DO PSOL?
O PT é o primeiro partido de massas realmente organizado na história do Brasil. Apesar de tudo, está aí, vivo, para tristeza dos que previram seu desaparecimento.
O PSOL nasce com críticas legítimas ao PT e está mais à esquerda, com importantes contribuições já dadas à democracia brasileira. Guilherme Boulos é uma das melhores novidades da vida política nacional.

LULA É MACUNAÍMA, TANCREDO NEVES, GETÚLIO OU JUSCELINO?
Um pouco disso tudo, o maior líder político do país que, tomara, tenha aprendido que um certo distanciamento e uma certa liturgia são necessários para evitar promiscuidades e armadilhas.

O QUE ACHA DE CIRO GOMES?
Um brilhante analista de temperamento inadministrável.

ANTES DE 2018 HUCK O PROCUROU PARA SE ACONSELHAR, DEPOIS DO ACIDENTE DE AVIÃO. O QUE FALOU DE IMPORTANTE? O QUE DISSE A ELE?
Foi uma conversa dele com quem o viu crescer por ser enteado de um grande amigo, infelizmente precocemente falecido, e não seria ético de minha parte dar detalhes.
VOCÊ ACREDITOU EM HUCK 2022?
Não, mas por mais que não tenhamos a mesma visão de Brasil, certamente ele é uma pessoa do bem e de ótimas intenções.

LULA JÁ O ENROLOU COM LEIS DO FUTEBOL?
Sim, principalmente na questão da Timemania, que prometeu enviar como projeto de lei e transformou em Medida Provisória. Deu no que deu. Em nada.

O QUE PENSA DE HAMILTON MOURÃO?
Quem tem Brilhante Ustra como ídolo não pode ter o meu respeito.

QUAIS SÃO OS MAIORES EQUÍVOCOS DA ESQUERDA?
O voluntarismo, a arrogância e a ingenuidade.

QUAL O LIMITE DE CANDIDATO EM QUE VOTARIA COMO TERCEIRA VIA QUE VIESSE DA CENTRO-DIREITA OU CENTRO?
Qualquer um que representasse a derrota do governo fascista.

O QUE ACHA DE SIMONE TEBET E RODRIGO PACHECO?
Ela tem tido estupenda atuação na CPI da Pandemia e ele é responsável pela excelente Lei da SAF, a Sociedade Anônima do Futebol, embora com vetos que a prejudicam por parte do ministério da Economia.

NUMA FRASE DEFINA: FHC, MONTORO, MARIO COVAS, ULYSSES GUIMARÃES?
FHC repôs o Brasil no mundo civilizado e deveria ser mais cuidadoso com sua biografia. Ao deixar a presidência da República teria sido melhor voltar ao papel de intelectual, sem ter de participar da vida do PSDB de João Agripino Doria. Montoro foi um verdadeiro democrata-cristão. Mario Covas tinha um maravilhoso mau-humor e dizia que perdia a eleição , mas não traia seus princípios. Ulysses Guimarães não conhecia o sentimento de medo e o Brasil deve muito a ele.

O QUE PENSA DOS COMPONENTES DA ELITE DO MERCADO FINANCEIRO?
Que eles pensam apenas neles e não estão nem aí para o Brasil. São incapazes de dar os anéis certos de que salvarão os dedos. Não acreditam no que John Kennedy disse uma dia: "Quem torna a revolução pacífica impossível, torna a violenta inadiável". Carros blindados, seguranças pessoais, condomínios fechados, isso é vida?
E DA ELITE EMPRESARIAL BRASILEIRA ATUAL?
Padece de males parecidos, é pouco iluminista, aposta na parte belga de nossa Belíndia, para usar a expressão de Edmar Bacha.

O QUE PENSA DO STF? DA SUA CONDUTA NOS CASOS POLÊMICOS MAIS RECENTES?
Penso que o STF, depois de passar por um bom tempo surpreendentemente acoelhado, desempenha hoje papel essencial em defesa da democracia.

PELÉ JÁ SE COMPORTOU MAL COM VOCÊ, JÁ O DECEPCIONOU ALGUMA VEZ?
Se comportou mal com ele mesmo, mas foi o Edson, não o Pelé. Jamais deveria ter feito o chamado Pacto da Bola com João Havelange, Ricardo Teixeira, enfim. Ele sabe. Mas me deu tantas alegrias como Rei do Futebol que está perdoado. Meu pai me dizia que se Pelé cumprisse todas as expectativas criadas em torno dele, não seria homem, seria Deus e eu, infelizmente, não acredito Nele.

O QUE FAZER NO MOMENTO EM QUE SE DEVE EVITAR AGLOMERAÇÕES E AO MESMO TEMPO IR PARA AS RUAS PROTESTAR?
Seguir evitando aglomerações e, com todos os cuidados, ir para rua protestar. Sairei de casa para ir neste sábado, porque não podemos deixar as ruas com a minoria ruidosa e sem noção.

QUAIS OS 3 MELHORES E 3 PIORES POLÍTICOS NO MOMENTO?
Lula, Flávio Dino e Fernando Haddad, os de que mais gosto. O genocida, inqualificável, porque pior é pouco, o ilusionista Paulo Guedes e o governador de Minas, Romeu Zema.

O QUE PENSA DO PREFEITO DE SP RICARDO NUNES?
Fico horrorizado com o episódio da agressão à mulher.

QUAL O MELHOR PROJETO QUE ELEGERIA PARA DIMINUIR A DESIGUALDADE NO BRASIL?
O que incluísse o pobre no orçamento. O que pensasse o Brasil como pensaram Celso Furtado, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Dom Paulo Evaristo Arns.

VOCÊ DEFENDE UM FRENTE AMPLA DE DOER, E EXCLUI MORO? POR QUÊ?
Porque a frente ampla é contra o fascismo e os métodos dele não foram. O chamei de justiceiro nas primeiras aparições dele, basta pesquisar minhas colunas.

O QUE PENSA DE ARTHUR LIRA E CIRO NOGUEIRA?
Dois oportunistas da pior espécie. Nogueira vi de perto agindo com a bancada da bola na CPI CBF/Nike. Desprezível.

JOÃO DORIA OU EDUARDO LEITE?
Problema dos tucanos, mas Eduardo Leite, ao menos, embora incorra no erro primário de contrapor Chico Buarque de Hollanda a Sergio Reis, não é truculento, nem cínico, nem janota.

QUEM SERIA A MELHOR PESSOA PARA PRESIDIR O BRASIL NO MOMENTO ENTRE TODOS OS BRASILEIROS?
Você ainda tem alguma dúvida.Releia, por favor, a entrevista.