Topo

José Luiz Portella

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Leila vai contratar? Palmeiras pode perder chance única

Leila Pereira  - Reprodução/Grupo Bandeirantes
Leila Pereira Imagem: Reprodução/Grupo Bandeirantes

Colunista do UOL

11/01/2022 16h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Todo mundo achava que Leila Pereira iria chegar chegando. Sobretudo, porque foi candidata da situação, com acesso a todos os dados, candidata única, e teve muito tempo para se planejar.

O Palmeiras ganhou uma oportunidade inédita com a FIFA abrindo a possibilidade de contratação para o Mundial, que só ocorreu pela mudança da data tradicional, dezembro.

O próximo Mundial terá formato que distancia muito os clubes da América do Sul do título.

Após as duas Libertadores de Galiotti, caberia a Leila investir firme no Mundial. Mas, ela travou.

Com a desculpa insustentável de não quebrar o Palmeiras. Está navegando, mutatis mutandis, na mesma política do bom e barato de Mustafá, que ela criticou.

Leila esta se encontrando com a realidade, que misturada à sua arrogância, estão causando prejuízo ao Palmeiras. O preço de ser campeão do Mundo deve ser levado em conta no investimento.

Sem precisar realizar alguma loucura, ela pode sim contratar melhor. A torcer.

Leila, além de arrogante, despreparada para a função, é vítima de áulicos, que ficam bajulando, em vez de apontar limites e erros.

Além disso, optou por uma forma populista de lidar com a torcida, achando que iria levá-la na conversa com os mesmos costumes dos tempos de campanha. A torcida do Palmeiras é fanática, mas não é boba e tem poder de crítica, sabendo separar o joio do trigo.

Os bajuladores acríticos cometeram um grande mal para o clube, aceitando desde a "filiação de Mustafá", inclusive de gente que hoje está na oposição, por ter sido descartada.

Bajuladores aceitaram mudar o prazo de vigência do mandato para possibilitar a ela ser candidata antes do tempo, e apostaram que, por ela ter dinheiro, iria inundar o Palmeiras com contratações logo que assumisse.

A desculpa para aceitar a filiação foi que ela contribuiria com recursos, deixando que os eventuais fins justificassem os meios.

Não está ocorrendo. E começam as reclamações, conforme UOL noticiou com uma #Fora, Leila.

Ela ainda tem tempo. A ver.

Palmeirenses torcem para que reforce o time para o Mundial e não coloque, como Dudu falou em entrevista, o primeiro foco no Paulista. Foco deve ser total no Mundial.

Paulista é para a molecada.

Mas, a húbris já lhe começa a fazer mal. O poder tem ônus. Leila não se preparou para as agruras, comportando-se sempre como autossuficiente, e indicando que suas posições privadas lhe davam esteio.

Não dão, são coisas bem diferentes, gerenciar uma empresa em que se é dono, e governar um clube, que é do sócio e da torcida, com dimensão comunitária.

O Palmeiras pode perder uma chance única.