Topo

José Luiz Portella

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula aumenta a rejeição ao se fazer de sonso com relação a Marina

Lula discursa em evento com sindicalistas - Reprodução
Lula discursa em evento com sindicalistas Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

28/04/2022 19h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Segundo a mídia, Lula, frustrado com mais um insucesso, disse que não sabia o porquê da raiva de Marina ao não comparecer ao evento do Randolfe.

A resposta é simples:

Porque o PT, com a omissão de Lula, que nunca se responsabiliza por nada de "ERRADO" , só pelo que dá certo, fez UM DISCURSO DE ÓDIO, igual ao de Bolsonaro, na campanha passada com o marqueteiro João Santana, que fez delação premiada, o que significa reconhecimento dos delitos, a afirmar que Martina iria "tirar comida do prato" dos trabalhadores e outras coisas mais da maior falta de compostura.

O PT destruiu Marina nas eleições. Só isso. De forma deselegante e mentirosa.

Gostam de criticar Bolsonaro, mas fazem bastante igual, demonstrando que autoritários agem do mesmo jeito.

Marina não tem raiva, tem mágoa. Depois de servir a Lula por anos, de ser ministra, Lula e o PT poderiam divergir dela, mas nunca acusá-la de algo que a história de Marina desmente absolutamente.

Foi um golpe baixo, muito baixo, contra uma mulher, negra, que veio da pobreza, superou obstáculos. Símbolo do que o PT vive a se dizer defensor. Do discurso à palavra, tem muita água.

Lula se calou, assim como o fez agora no indulto a Daniel Silveira com a fabulação de não querer dar palco para Bolsonaro.

Isso é uma estultice, porque quando um presidente da República fala, a voz ressoa, e o palco já está montado, queira ou não, Lula vacilou sabe-se lá o porquê, e saiu com desculpa esfarrapada como se fôssemos todos parvos. Lula conhece isso, ele já foi presidente duas vezes, e já falou bobagens em ocasiões e isso tem repercussão, queiram ou não.

Lula está assustando muita gente que não gosta de Bolsonaro, que repele Bolsonaro, por dois motivos capitais;

i) Está se mostrando inseguro, e agindo sem lógica, sem coragem, manipulando os fatos de acordo com seus interesses. Sinal de fraqueza, principalmente para quem lidera as pesquisas.

ii) Utiliza uma ética anteriormente utilizada, da qual não se desculpou, onde cobra dos outros, comportamento que não tem com relação aos cobrados. Nisso, Ciro tem muita razão em bater nele, peca pela forma.

Lula parece se sentir acima do bem e do mal, acima das normas que apregoa.

Lula camaleão está voltando à tona e se veste de acordo com a festa que vai.

Bajula Alckmin, que o chamou de ladrão, e deixa vaiarem Paulinho, por ter votado contra Dilma. Alckmin também apoiou o impeachment.

Cada coisa, de acordo com o interesse do momento.

Isso põe seriamente em dúvida como será o possível governo da "União Nacional", que mais caminha para farsa do que história. Uma repetição.

Além disso acentua-se a dicotomia: a maioria da população, nas pesquisas quer Lula, mas não quer o PT.

Fosse uma eleição em que se votasse no partido, e Lula perderia. O PT tem cerca de 28% do eleitorado em termos de escolha partidária, e 72% que não o escolhem. Acorda!

Nos bastidores, a luta intestina se agrava, como na Comunicação, pois na prática, o PT já dá a eleição como favas contadas e está a disputar o Poder, antes do apito final.

Lula só gerou mais antipatia de Marina, embora tenham dito que ele procuraria se aproximar. Se pensou, foi infeliz, não conseguiu. Lula se coloca como centro das atenções e não se recorda das desatenções que cometeu ou deixou cometer.

Está elevando sua rejeição numa franja do eleitorado, que não é de Bolsonaro.

Seria bom ter cuidado.

E, mais humildade.

Antes que entorte o pé, por causa da altura do salto.

Se Lula pedisse desculpas sinceras a Marina, pelos danos causados, na busca desenfreada do PT pelo Poder, talvez ela se aproximasse.

Mas, o vocábulo "desculpa" não consta no dicionário petista. Lula não erra, simplesmente não sabe.

A culpa é do outro, ou antes "já havia roubalheira na Petrobras", como se isso justificasse alguma coisa.

Lula está passando do ponto.

E, como amante do churrasco, sabe que uma hora a picanha queima.