Topo

José Roberto de Toledo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Janones disputa rédea das redes de Lula

O deputado federal André Janones (Avante-MG) mostra seu celular para Lula - Reprodução/Twitter/André Janones
O deputado federal André Janones (Avante-MG) mostra seu celular para Lula Imagem: Reprodução/Twitter/André Janones

Colunista do UOL

09/08/2022 18h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-presidenciável do Avante André Janones brilhou na reunião da coligação da chapa Lula-Alckmin, segunda-feira em São Paulo. Ele surpreendeu os 40 caciques no Hotel Grande Mercure Ibirapuera com seus conhecimentos sobre redes sociais. Falou bastante e foi ouvido - inclusive por Lula e Alckmin.

  • Os presentes ficaram com a impressão de que Janones, se não tomar a rédea das redes na campanha, no mínimo terá muita influência na comunicação de Lula, um território disputado.
  • Janones defende menos empolamento e mais proximidade com o usuário; menos superprodução e mais improvisação: tosco define - não como sinônimo de grosseiro, mas de não-lapidado, de sem polimento ou, no caso, sem maquiagem.
  • Comentário do colunista: é a aparência de verdade que conta, como Carlos Bolsonaro e seu pai já sabem há tempos.

Contexto: Janones desistiu de ser candidato a presidente para apoiar Lula em troca de poder influenciar a campanha do petista. Deputado federal por Minas Gerais, Janones ficou conhecido nas redes pela defesa do Auxílio Emergencial de R$ 600 durante a pandemia. Ele aparecia com a 1% a 2% nas pesquisas de intenção de voto antes de renunciar.

  • Segundo artigo publicado nesta terça-feira, "Janones tem 7,9 milhões de seguidores (no Facebook), enquanto Lula tem 5 milhões de seguidores. Das 30 postagens com maior alcance sobre "auxílio emergencial", 29 são de Janones (e só um é de Bolsonaro)".

Tirando onda: depois da reunião, Janones publicou tuíte polemizando sobre os milhões de views que Bolsonaro conseguiu falando por mais de 5 horas sem parar ao podcast Flow na segunda à noite, e ilustrou com foto dele e Lula juntos:

"Eu contando pro @LulaOficial que eu já bati 3,3 milhões simultâneos e 37,9 milhões de visualizações totais, enquanto os bolsominions comemoram os números do futuro presidiário no flow como se fosse algo épico! Nem conto o que o Lula disse "

Rede de intrigas: poucas áreas da campanha de Lula são mais disputadas do que o comando das redes sociais. Perfil publicado na revista piauí apresenta Brunna Rosa como "a estrategista digital de Lula". Foi o que bastou para aumentar a ciumeira interna. No texto, Rosa revela que só ela, o fotógrafo Ricardo Stuckert e o assessor de imprensa José Crispiniano têm as senhas das redes sociais do ex-presidente.

  • Só com muita engenharia social e política Janones vai conseguir uma cópia.