Topo

José Roberto de Toledo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tchutchuca viralizou e concorre a ser epidemia na campanha

 Bolsonaro é xingado por youtuber de "tchutchuca do centrão" e reage após provocação      -  Reprodução/Youtube/ Wilker Leão
Bolsonaro é xingado por youtuber de 'tchutchuca do centrão' e reage após provocação Imagem: Reprodução/Youtube/ Wilker Leão

Colunista do UOL

19/08/2022 15h13Atualizada em 19/08/2022 20h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais do que virar trending topic no Twitter, "Tchutchuca do Centrão" despertou a curiosidade da opinião pública: multiplicou por 100 as buscas no Google pela palavra, ultrapassou "voto impresso/auditável" nas discussões de grupos sobre política no WhatsApp e impulsionou as menções negativas a Jair Bolsonaro. Virou surto digital na quinta-feira. Um surto que pode evoluir e se transformar numa epidemia de provocações para todos os candidatos.

Por que importa que Bolsonaro tenha se irritado por ser chamado de "Tchutchuca do Centrão"? Irritou-se tanto que agarrou e tentou tomar o celular do youtuber que o ofendeu. Acalmado, o presidente encenou uma conversa com Wilker Leão, o youtuber, mas o vírus já estava solto.

  • Em meio a uma campanha acirrada, a cena seria corriqueira, banal até, não tivesse Bolsonaro reagido como reagiu. O presidente costuma ter mais sangue frio em situações adversas.

  • Nem quando foi chamado de genocida, miliciano ou de coisas piores, Bolsonaro perdeu a compostura como ao ouvir "Tchutchuca do Centrão". O problema não está no "Centrão" da expressão.

"Tchutchuca" não está no Houaiss, mas o dicionário registra outra palavra originada da mesma onomatopéia: "tchutchinha s.f. tratamento carinhoso que se dirige a uma mulher; amorzinho".

O que sobra de elegância ao dicionarista, falta ao Bonde do Tigrão, que popularizou a expressão em seu funk "Tchu tchuca", de 2001:

  • Vem, tchutchuca

    Vem aqui pro seu tigrão

    Vou te jogar na cama

    E te dar muita pressão

    Tchutchuca, com seu tigrão

    Tchutchuca, sente a pressão

Trocadilhos óbvios à parte, Bolsonaro sentiu-se ofendido como o ministro da Economia, Paulo Guedes, se sentiu em 2019, ao ouvir a mesma expressão. Natural do Rio de Janeiro, como o Bonde do Tigrão, Guedes respondeu com um "Tchutchuca é a mãe" ao deputado petista Zeca Dirceu em audiência na Câmara dos Deputados. O parlamentar acusara o ministro de ser "tchutchuca dos mais privilegiados do país".

Três anos e meio depois, Tchutchuca voltou às paradas políticas. Segundo a plataforma Palver, que monitora 14 mil grupos de WhatsApp para o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 50% das menções a "Tchutchuca do Centrão" vieram de grupos que discutem temas políticos. A outra metade dessa conta é que o debate extrapolou a bolha social dos interessados em política.

  • A repercussão foi grande o suficiente para dobrar as menções negativas sobre Bolsonaro no WhatsApp na quinta-feira.

Menções negativas sobre Bolsonaro no WhatsApp na quinta-feira - Reprodução - Reprodução
Menções negativas sobre Bolsonaro no WhatsApp na quinta-feira
Imagem: Reprodução

No Google, as pesquisas pela palavra "Tchutchuca" cresceram 100 vezes entre a quarta e a quinta-feira. O aumento das buscas por "Centrão" foi de 79 vezes.

Pesquisas pela palavra ?Tchutchuca? cresceram 100 vezes entre a quarta e a quinta-feira - Reprodução - Reprodução
Pesquisas pela palavra 'Tchutchuca' cresceram 100 vezes entre a quarta e a quinta-feira
Imagem: Reprodução
  • O youtuber que xingou Bolsonaro também ficou mais famoso: 99 vezes mais pessoas procuraram por seu nome.
  • As cinco buscas mais associadas a "tchutchuca" foram:
    • tchutchuca do centrão
    • centrão
    • bolsonaro
    • tchutchuca bolsonaro
    • significado tchutchuca

O recibo passado por Bolsonaro com sua irritação, a fama imediata para o autor do xingamento e a repercussão do episódio em todas as redes sociais para além da bolha de quem se interessa por política são um incentivo para provocações desse tipo se multiplicarem ao longo das próximas semanas de campanha eleitoral, quando os candidatos estarão em contato mais próximo com o público. E não será só Bolsonaro que estará arriscado a protagonizar cenas como essas.