Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Telegram provou sua própria tese: atacou a democracia brasileira
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O colunista do UOL José Roberto de Toledo fez críticas ao Telegram durante o programa Análise da Notícia ao afirmar que o aplicativo espalha desinformação. Na tarde de hoje, o Telegram disparou uma mensagem em massa aos seus usuários criticando o projeto de lei 2630, que ficou conhecido como PL das Fake News. No texto, diz que o PL vai "acabar com a liberdade de expressão" se for aprovado.
O Telegram provou sua própria tese e atacou a democracia brasileira.
José Roberto de Toledo
Para Toledo, o aplicativo acertou ao dizer que a democracia está sob ataque no Brasil, mas errou o sujeito. Na verdade, o ataque à democracia foi feito pelo próprio Telegram. "Ele diz que a democracia está sob ataque no Brasil e dá um exemplo atacando a democracia, basicamente foi isso que o Telegram fez", disse.
Desinformação. O colunista do UOL ainda afirmou que o aplicativo espalhou desinformação ao afirmar que o PL prevê coisas que, na verdade, não prevê. A motivação, em sua análise, seria que o projeto de lei contraria interesses comerciais do aplicativo.
Aplicativo fantasma. O Ministério Público deverá investigar o Telegram após o disparo da mensagem, mas, de acordo com Toledo, é uma espécie de aplicativo fantasma no Brasil. "A coisa mais difícil é encontrar um responsável pelo Telegram no Brasil para entregar uma decisão judicial", disse.
Plataformas devem ser responsabilizadas. A mensagem disparada pelo Telegram diz que o PL pretende acabar com a liberdade de expressão no Brasil, dando poderes de censura ao governo federal. O PL, entretanto, não prevê nenhum poder a mais para o governo. Ele, na verdade, prevê que as plataformas digitais devem ser responsabilizadas pelos crimes que eventualmente veiculem incentivando ou incitando crimes.
Telegram avançou sinal em relação ao Google. Na última semana, o Google promoveu uma campanha contra o PL das Fake News e, para Toledo, o Telegram avançou ainda mais o sinal. "O Telegram avançou o sinal em relação ao que o Google havia feito e espalhou fake news de fato. O Telegram não quer prestar contas, liberar seus dados e obedecer a lei, por isso fez esse ataque à democracia", disse.
A única explicação para o que o Telegram fez é que está esperando alguma decisão judicial contra ele para dizer que haveria censura e foi censurado.
José Roberto de Toledo
O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.