Direita estará ainda mais dividida em 2026 sem Bolsonaro, avalia professora
Sem o ex-presidente Jair Bolsonaro, a direita estará ainda mais dividida nas eleições de 2026, afirmou a doutora em ciência política e professora da FGV Graziella Testa em entrevista ao Análise da Notícia desta terça-feira (29).
Para as próximas eleições, o que a gente pode vislumbrar é uma direita muito mais dividida e muito mais complexa do que era a direita nas eleições passadas e retrasadas.
Então, tudo aquilo que se reuniu em torno da figura do Bolsonaro agora está se dissipando. E isso começa a alinhar o eleitorado, inclusive um eleitorado que tradicionalmente votava no PSDB nas eleições nacionais.
Graziella Testa, professora da FGV.
A professora da FGV destacou a importância de tentar entender os votos dos eleitores de centro-direita.
Acho que falta falar do que aconteceu com a centro-direita. Acho que o coração do que a gente está discutindo aqui é tentar entender isso. Isso não é só uma questão no Brasil, acho que em outros lugares do mundo é assim também. Então, não só o que aconteceu com a centro-direita, mas para onde vai esse eleitorado da centro-direita.
Agora que essa direita se complexificou, ela não é mais, não gira em torno da figura do Bolsonaro. Acho que isso não dá para dizer ainda, mas dá para dizer que provavelmente vai ter mais briga na direita ainda mais do que já teve nessas eleições, e isso pode, inclusive, depor a favor em alguma medida da esquerda.
Graziella Testa, professora da FGV.
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.