Ipsos compra Ipec e leva 83 anos de experiência do Ibope

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Foram dois anos de negociação até os oito sócios do Ipec (sucessor do Ibope Inteligência) aceitarem a proposta de aquisição pelo Ipsos. O negócio prevê a incorporação de todos os funcionários e executivos do Ipec pela multinacional, mas não só: nome, clientes, metodologia, CNPJ e 7 dos 8 sócios continuam. Márcia Cavallari (CEO do Ibope Inteligência de 2010 a 2021 e do Ipec desde 2021) segue no comando da unidade. Ela responderá ao CEO do Ipsos Brasil, Marcos Calliari.
Após o Carnaval, a equipe do Ipec começará a trabalhar no escritório do Ipsos, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Na segunda ou terceira semana de março, a primeira pesquisa Ipsos-Ipec de avaliação do governo Lula deve ser divulgada — é uma pesquisa importante, pois mostrará se a tendência de perda de popularidade captada em janeiro e fevereiro pelo Ipec se mantém.
Fundado há 50 anos na França, o Ipsos é um dos maiores institutos de pesquisa de opinião do mundo, presente em 90 países. No Brasil há quase três décadas, o Ipsos se firmou no mercado brasileiro na área de pesquisa de mercado, a partir da aquisição, em 2000, da Marplan. A Marplan foi a pioneira, ainda nos anos 1950, no estudo da influência da propaganda sobre o consumo no Brasil. Começou como departamento de uma agência de propaganda multinacional e logo virou uma empresa independente.
A estratégia bem-sucedida de fazer uma aquisição para se consolidar no ramo de pesquisas de mercado está sendo repetida pelo Ipsos, 25 anos depois, agora no ramo de pesquisas de opinião. Nesta vez, como na outra, o alvo foi também o instituto detentor das técnicas mais tradicionais do seu campo no Brasil.
O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) foi fundado em 2021 pela equipe oriunda do Ibope Inteligência. Naquele ano, os donos do mais antigo e tradicional instituto de opinião pública brasileiro, fundado em 1942, decidiram fechar a empresa. A terceira geração da família Montenegro havia tomado outros rumos nos negócios. Os herdeiros não assumiriam o Ibope.
Além disso, os irmãos Montenegro - que herdaram o instituto do pai nos anos 1970 e fizeram ele crescer — haviam vendido a parte mais lucrativa da empresa, o Ibope Mídia, em 2014 para a Kantar, multinacional de origem inglesa e a grande concorrente do Ipsos.

A Kantar pagou US$ 660 milhões para ser a única dona da palavra que aparece nos dicionários brasileiros (e no Collins Português-Inglês) desde 1986 como sinônimo de audiência, popularidade, prestígio - e, claro, pela Ibope Mídia, que reina na medição de audiência das emissoras de TV e rádio no Brasil há oito décadas. O Ibope Mídia virou então Ibope Kantar.
Na mesma ocasião, em 2014, a Kantar comprou 49% das ações de outra empresa do mesmo grupo. O Ibope Inteligência era especializado em pesquisas de opinião pública e líder de mercado de pesquisas eleitorais (segundo dados de registro no TSE).
Além de 49% das ações, a Kantar adquiriu a opção de comprar, até 2021, os outros 51% do Ibope Inteligência que permaneciam com os Montenegro, por um preço pré-estabelecido. O prazo venceu e a Kantar não exerceu seu direito de compra. Os irmãos Montenegro decidiram fechar a empresa. Seus funcionários abriram outra.
Nasceu o Ipec, que levou equipe, metodologia, boa parte da clientela e, principalmente, a experiência de lidar com algumas das maiores empresas e meios de comunicação do Brasil, assim como com milhares de prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidentes — que recorreram ao Ibope ao longo de décadas para medir suas chances eleitorais e a dos concorrentes.
Tanto quanto a carteira de clientes, foi esse know how de 83 anos que o Ipsos comprou do Ipec. A concorrente Kantar ficou com a marca Ibope e com a medição de audiência de TV e rádio.
A aquisição do Ipec pelo Ipsos também marca o fim das oito décadas de história da família Montenegro na auscultação da opinião pública no Brasil. O único dos oito sócios do Ipec que não migrou para o Ipsos foi Carlos Augusto Montenegro, que havia se associado aos ex-funcionários em 2021 na nova empresa.
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