Topo

Josias de Souza

Weintraub exonera um indicado de Maia no FNDE

Reprodução Facebook @funasaoficial
Imagem: Reprodução Facebook @funasaoficial

Colunista do UOL

23/12/2019 23h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em plenas férias, o ministro Abram Weintraub, da Educação, mandou demitir o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Sérgio Dias. Trata-se de um indicado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Estava no cargo havia menos de quatro meses. Tomara posse em 30 de agosto. A exoneração foi formalizada nesta segunda-feira (23).

Rodrigo Dias foi demitido sem nenhuma comunicação prévia. Pior: será substituído por uma pessoa que desejava exonerar. Chama-se Karine Silva dos Santos. Respondia há seis meses pela Diretoria de Ações Educacionais. A exoneração de Rodrigo e a promoção de Karine foram publicados numa edição extra do Diário Oficial da União, nesta antevéspera do Natal.

O FNDE é uma autarquia federal pendurada no organograma do MEC. Administra um orçamento portentoso. Em 2019, somou R$ 52 bilhões. Realiza repasses constitucionais e voluntários para estados e municípios. O demitido Rodrigo Dias é primo do ex-deputado federal e ex-ministro das Cidades no governo Temer, Alexandre Baldy (PP-GO).

Baldy é amigo fraternal de Rodrigo Maia. Comanda no momento a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo. Ou seja: além da proximidade com Maia e da filiação ao PP, principal legenda do centrão, o primo do demitido integra o gabinete do governador paulista João Doria, personagem que Jair Bolsonaro passou a enxergar como adversário, um potencial rival na sucessão de 2022.