PUBLICIDADE
Topo

Ricardo Salles vira receita vegetariana de Bolsonaro

Adriano Machado/Reuters
Imagem: Adriano Machado/Reuters
Josias de Souza

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na "Folha de S.Paulo" (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro "A História Real" (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de "Os Papéis Secretos do Exército".

Colunista do UOL

12/02/2020 06h10

Jair Bolsonaro incluiu no livro de receitas do governo um prato vegetariano. Pegou Ricardo Salles, um ministro que se imaginava bem plantado. Cortou o prestígio dele pela raiz, em fatias bem finas.

O capitão levou Salles a um liquidificador cheio de insinuações e fofocas. Despejou tudo num conselho ambiental amazônico, dissolvendo o titular do Meio Ambiente numa mistura com outros 13 ministros. Mexeu bem, até virar massa de manobra sem consistência.

Bolsonaro serviu Salles com contornos de elogios ao vice-presidente Hamilton Mourão, num prato feito para investidor estrangeiro ver. O ministro do Meio Ambiente talvez não tenha notado. Mas virou um subministro.

Josias de Souza