Topo

Josias de Souza

Comissão de Ética revela-se órgão sem curiosidade

18/02/2020 15h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Comissão de Ética da Presidência da República arquivou o procedimento que deveria apurar suspeita de conflito de interesse por parte de Fabio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação do Planalto. Fez isso sem sequer esboçar interesse por aprofundar a apuração.

Espantosa comissão de ética essa, que toma decisões sem fazer concessões à dúvida. O chefe da Secom controla 95% das cotas de uma empresa privada? Normal! A empresa recebe dinheiro de TVs e agências que prestam serviços à Secom? Pois que seja, e com o aval da Comissão de Ética Pública.

Não é a primeira vez que o colegiado suprime de sua rotina o ponto de interrogação. Com outras composições, o conselho fechou os olhos para elefantes notórios. Deu de ombros, por exemplo, para a evolução patrimonial exuberante de Antonio Palocci, esquadrinhada pela imprensa e, posteriormente, pela Lava Jato.

Poder-se-ia dizer que a Comissão de Ética não tem memória. Mas o que ela não tem mesmo é curiosidade. Por isso, flerta com o descrédito. Wajngarten solta fogos, mas é cedo. A pedido do Ministério Público, a Polícia Federal investiga o chefe da Secom para saber se praticou corrupção passiva, peculato e advocacia administrativa. Resta aguardar.