PUBLICIDADE
Topo

Bolsonaro enfrenta 1º fantasma real de sua gestão

Josias de Souza

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na "Folha de S.Paulo" (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro "A História Real" (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de "Os Papéis Secretos do Exército".

Colunista do UOL

10/03/2020 13h50

O vídeo acima exibe comentário que gravei para o canal do UOL no YouTube. Nele, realço que, depois de passar 14 meses criando os fantasmas que assustaram o seu governo, Bolsonaro enfrenta a sua primeira assombração real: a crise externa, que mistura coronavírus e petróleo.

Embora não seja, obviamente, responsável pela crise que vem de fora, o presidente pode magnificar os danos internos da encrenca com sua inesgotável capacidade de criar problemas.

Num instante em que a conjuntura pede harmonia entre Executivo e Legislativo, Bolsonaro atiça a rua contra contra os congressistas.

O país já conhece o talento do presidente para virar a mesa. Mas a conjuntura intima Bolsonaro a sentar-se à mesa para liderar o enfrentamento da crise.

Josias de Souza